Divulgadas datas para exigência do licenciamento de veículo, o CRLV 2023

Prazos foram definidos de acordo com o número final das placas de identificação

O CRLV é o documento anual que comprova que o veículo está em condições legais de circulação. Foto: Mundo dos Inconfidentes
Publicidade _

O governo Zema estabeleceu as datas para início da exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2023.

Os prazos foram definidos de acordo com o número final das placas de identificação.

O CRLV é o documento anual que comprova que o veículo está em condições legais de circulação.

Neste ano, os veículos com finais de placas um, dois e três têm prazo para licenciamento até o dia 31/8; já os veículos com placas finais quatro, cinco e seis devem renovar o documento até 30/9.

Já o prazo para os automotores com placas finais sete, oito, nove e zero é o dia 31/10.

Condições para a quitação:

Só terão acesso ao CRLV 2023, o proprietário que tiver pago o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas.

Deste modo, o veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impedem a emissão do documento.

Por meio do site www.detran.mg.gov.br, é possível verificar se existem pendências e também imprimir o CRLV.

“Durante as fiscalizações, o CRLV pode ser apresentado em dois formatos: impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além do CRLV, o condutor deverá portar também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Permissão para Dirigir (PPD), no formato impresso ou digital”, explica o chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.

O porte do documento poderá ser dispensado caso o agente de trânsito tenha condições de consultar o sistema da CET para verificar se o veículo está licenciado.
O governo de Minas alertou que comprovantes de pagamento das taxas e tributos não são válidos para comprovar regularidade do veículo.

Conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.

Como acessar o CRLV

A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site www.detran.mg.gov, na aba “veículos”, clicando em “documentos de veículos”.

Para acessar o documento basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ.

Publicidade