Domingo tem bis da Orquestra Ouro Preto

Excelência e versatilidade serão mostradas em dois concertos com transmissão ao vivo no canal do YouTube. Foto: Rafael Motta
Publicidade _

A Orquestra Ouro Preto realiza duas lives em sequência neste domingo (6), ambas com transmissão a partir da Igreja de São Francisco e da Casa da Ópera. Os espetáculos acontecem sob a batuta do Maestro Rodrigo Toffolo, com participação de Alceu Valença e do violonista Carmelo de Los Santos.

Às 17h, a Academia Orquestra Ouro Preto interpreta o concerto “As Quatro Estações”, de Vivaldi, na Igreja de São Francisco. O solista convidado é o violinista gaúcho radicado nos EUA, Carmelo de Los Santos.

A Academia é um projeto sócio educativo da Orquestra, criado em 2019, que reúne 42 alunos bolsistas, com idade entre 18 e 28 anos. O concerto é o resultado do ensino a distância realizado durante a pandemia e será a primeira vez que o grupo se reúne presencialmente.

Publicidade
_

Valencianas

Junto com Alceu Valença, a Orquestra Ouro Preto apresenta o aclamado “Valencianas”, que reúne obras do cantor e compositor pernambucano adaptadas para a música de concerto. Uma ponte entre as sonoridades do Nordeste solar com o barroco mineiro, na qual as ladeiras musicais de Olinda se encontram com as de Ouro Preto.

Transmitida da Casa da Ópera a partir das 19h, a live tem um componente especial. O público poderá assistir em primeira mão um mix de dois diferentes concertos: Valencianas (vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum de MPB) e Valencianas II, previsto para rodar diversas cidades brasileiras em 2021, com o lançamento do álbum e audiovisual.

No palco, Alceu e a Orquestra Ouro Preto interpretam “Anunciação”, “Belle de Jour”, “Tropicana”, “Como Dois Animais”, “Cavalo de Pau”, “Tomara”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Eu Vou Fazer Você Voar”, entre outras, além da ”Suíte Valenciana” e versões orquestrais de temas como “De Janeiro a Janeiro” e “Estação da Luz”.

O concerto tem regência de Rodrigo Toffolo, arranjos de Mateus Freire e direção de cena de Paulo Rogério Lage.

Foto maestro Toffolo: Íris Zanetti

Publicidade