Dr. Laércio entrega cheques para escolas trabalharem OPE

Iniciativa é inédita na cidade

Orçamento Participativo Escolar possibilita aos alunos a escolha de melhorias onde estudam e aposta na gestão democrática do ambiente educacional.
Publicidade _

A administração municipal avançou mais uma etapa para a implementação inédita do Orçamento Participativo Escolar (OPE) nesta quinta-feira (21).

O prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT), realizou a entrega simbólica de cheques destinados aos gestores escolares das 18 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Deste modo, cada instituição recebeu o montante de R$ 20 mil, acrescido de um adicional de R$ 12 por aluno, destinado especificamente para a implementação da proposta.
Esse investimento tem como objetivo empoderar as escolas, estudantes e comunidades locais, permitindo que eles determinem como esses recursos serão utilizados para melhorar a infraestrutura, recursos educacionais e o ambiente de aprendizado.
A cerimônia de repasse dos fundos ocorreu na Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).

-

O compromisso com uma gestão mais democrática em todas as escolas municipais foi ressaltado pela secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues.

“O projeto envolverá toda a comunidade escolar, promovendo valores como cidadania, democracia e autonomia dos alunos. Além disso, os recursos financeiros destinados para cada escola serão utilizados para obras ou aquisições escolhidas pela própria comunidade”, apontou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), compartilhou sua satisfação com os avanços na área da educação na cidade.
“Nossa administração tem conquistado diversos progressos notáveis, o que nos enche de alegria. São ações, muitas delas inéditas, que evidenciam nosso comprometimento e dedicação a um setor de extrema relevância, que é a educação”, destacou.

O prefeito Dr. Laércio destacou a importância da iniciativa e relembrou que em seu primeiro mandato implantou na cidade o Orçamento Participativo.
“É uma grande satisfação estar aqui hoje, implementando o Orçamento Participativo Escolar, pois esse é um dos pilares fundamentais da nossa administração. Há mais de vinte anos, durante o meu primeiro mandato, tivemos a oportunidade de implantar o Orçamento Participativo e acreditamos firmemente que ele continue sendo uma ferramenta crucial para ouvir a todos e promover diálogos construtivos em busca do melhor para nossa comunidade”, frisou.

Capacitação dos gestores

Antes da entrega dos cheques, os gestores participaram de formação das Comissões Locais das escolas participantes do OPE.
A capacitação foi ministrada pela servidora municipal Jordana Alvarenga, responsável pela execução do OPE no município.

O Orçamento Participativo Escolar inclui todas as escolas municipais, desde crianças de 0 a 3 anos até adolescentes do 9º ano, sendo inspirado em experiências de São Paulo, Belo Horizonte e Portugal.

Essa ação é coordenada de forma colaborativa pela Assessoria de Governo, Gabinete e Secretaria Municipal de Educação.

Também estiveram presentes ao evento o assessor de Governo, Gentil Bicalho e o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva.

Foto: Luiz Ernesto de Oliveira Guimarães/AcpmPMJM

Publicidade