O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) esteve, na terça-feira (21), no escritório mundial da ArcelorMittal em Luxemburgo.
Durante a visita, a equipe técnica da Prefeitura apresentou propostas de cooperação entre a empresa e o município.
Entre eles o projeto para recuperação do Parque do Areão e a criação de um Centro Cultural para a cidade.
A reunião na sede da multinacional foi programada pela Prefeitura de Esch-Sur-Alzette.
A cidade recebeu a visita do prefeito de João Monlevade para assinar os protocolos de intenções de geminação entre as duas cidades.
Dr. Laércio foi recebido no escritório mundial da siderúrgica pelo presidente da ArcelorMittal Luxemburgo, Michel Wurth.
O prefeito ressaltou a importância da usina que tem uma relação umbilical com a cidade.
Ele agradeceu a confiança que existe entre a siderúrgica e o município, principalmente em relação a produtividade da usina local que resultou em investimentos vultuosos, que estão entre os maiores da América Latina.
“A cidade está de portas abertas para continuar e aprofundar ainda mais essa parceria”, salientou.
A diretora-executiva da Fundação Municipal Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, aproveitou a oportunidade para agradecer à presidência da empresa pelas inúmeras parcerias com a instituição.
Segundo Helenita Lopes, a ArcelorMittal colabora com a Fundação há 41 anos, participando ativamente de inúmeros projetos de desenvolvimento da autarquia.
Meio ambiente e Desenvolvimento Cultural
Durante o encontro, o jornalista e ambientalista, Geraldo Magela Gonçalves “Dindão”, explanou sobre o projeto de recuperação do Areão e convidou a empresa para fazer parte dessa transformação.
Dindão ressaltou o trabalho realizado pela administração para fazer do local um parque sustentável, sendo uma área propícia para educação ambiental, lazer, esporte e cultura na cidade.
Já a diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio apresentou uma série de projetos para o desenvolvimento cultural da cidade.
Deles, o mais ambicioso é a criação de um Centro Cultural que permita a profissionalização dos artistas locais.
Nadja Lírio também solicitou ajuda da empresa para a criação de uma Orquestra Municipal, expansão das Ações Culturais desenvolvidas pela ArcelorMittal em João Monlevade, realização de eventos Multiculturais de Médio Porte como festivais de música, exposições de artes, feiras de livros.
As propostas também incluem a liberação de arquivos da empresa, que fazem referência a história de João Monlevade, para a criação do Acervo Histórico Municipal.
Geminação entre João Monlevade e Esch-Sur-Alzette
Dando sequência à visita paradiplomática, na quarta-feira (23) Dr. Laércio Ribeiro assinou o protocolo de intenções de geminação entre João Monlevade e Esch-Sur-Alzette.
A cerimônia foi realizada no plenário da prefeitura da cidade luxemburguesa.
A geminação objetiva estreitar os laços entre as duas cidades e principalmente tratar de possibilidades de investimentos que possam impulsionar o setor cultural, educacional e econômico, com foco no desenvolvimento e progresso entre os dois municípios.
Em seu discurso, Dr. Laércio Ribeiro afirmou que este é um momento que ficará na história do município.
“Termos Esch como cidade-irmã, pelos laços culturais e históricos cerceados pela siderurgia através da multinacional ArcelorMittal, antiga companhia siderúrgica Belgo Mineira, é um fator que muito nos orgulha. Até mesmo pelo fato de termos em nossa essência o respeito ao passado, a valorização aos nossos antepassados e a importância de se preservar a memória e nossas origens”, afirmou.
Cidades irmãs
A primeira parte da geminação ocorreu em João Monlevade, em 2022.
Na época, o então prefeito de Esch-Sur-Alzette, Georges Mischo, esteve com sua comitiva na Câmara Municipal de João Monlevade, quando também foi assinado o protocolo de geminação.
Ele foi aprovado pelos vereadores monlevadenses e deu origem à Lei 2.465/2022, de autoria do líder do Governo, vereador Belmar Diniz (PT).
Agora ministro de duas pastas, no governo luxemburguês, Georges Mischo falou da felicidade de receber Dr. Laércio Ribeiro em sua terra.
“Estou muito feliz de ter a comitiva brasileira aqui em Esch. Tenho certeza que essa geminação será o início de muitos frutos que serão colhidos no futuro”, afirmou.
Ele pontuou estar ansioso para retornar em breve a João Monlevade.
O novo prefeito de Esch-Sur-Alzette, Christian Wis, afirmou que em tempos difíceis é importante termos pessoas fortes ao nosso lado.
“Essa relação de João Monlevade com Esch-Sur-Alzette vai perdurar por muitos anos. Muitas áreas estão envolvidas, cultura, esportes e outras serão descobertas e reforçadas nesta geminação que inicia agora e vai durar por muito tempo”, evidenciou.
Quem também falou sobre a geminação, foi a cineasta e historiadora, Dominique Santana, responsável pela produção do documentário “A Colônia Luxemburguesa”, que deu início à relação entre as duas cidades, e que culminou com a geminação.
Em julho do ano passado ela foi nomeada Cidadã Honorária de João Monlevade.
“É uma grande honra ter essa delegação em Esch-sur-Alzett. Foi um momento muito emocionante nessa cerimônia ver como um projeto que nasceu como meu doutorado trouxe tantos novos laços e uniu essas duas cidades. Ver essa continuidade me deixa muito feliz. Me sinto em casa também como Cidadã Honorária de João Monlevade”, concluiu.
Integrantes
A comitiva monlevadense que está em Luxemburgo também é composta pela Presidente do Conselho Curador da Fundação Municipal Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, pelo assessor de diretoria da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Thiago Henrique dos Santos.
Também o líder do Governo na Câmara, vereador Belmar Diniz (PT), o intérprete Charles Vardiero e a coordenadora de projetos da Acimon, Juliana Estevam da Silva participaram da delegação.