Na tentativa de qualificar as ações relacionadas à preservação ambiental, como fiscalização, elaboração de laudos e outras atividades afins, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de itabirito, recebeu na semana passado um drone para as ações possíveis com a tecnologia.
O aparelho, que não teve o custo revelado, é proveniente de condicionante em um processo de licenciamento ambiental no município. A prefeitura não informou o nome da empresa e se essa condicionante é a única, de um processo, e se ele está em curso ou não.
O equipamento visa garantir maior agilidade aos trabalhos de georreferenciamento, fiscalização e licenciamento ambiental. Além disso, participação do equipamento garante maior eficiência nos trabalhos de prevenção e combate a incêndios, além do mapeamento de áreas verdes.
“Pretendemos utilizar o drone da melhor maneira possível. Agora podemos realizar inspeções pontuais de forma ainda mais ágil e prática. A precisão e rapidez na obtenção de dados nos auxiliarão na tomada de decisões quanto à emissão de licenciamentos ambientais, por exemplo”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.
Foto: Sanderson Pereira/PMI