Eclipse lunar total poderá ser observado em Catas Altas com equipe da UFMG

Publicidade _

Na madrugada da próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, quem estiver em Catas Altas poderá acompanhar o primeiro eclipse lunar total do ano (o próximo só em acontecerá 2021) direto dos telescópios e binóculos que estarão montados em frente à igreja de Santa Quitéria.

O fenômeno da “Lua de Sangue”, totalmente visível no Brasil, vai durar mais de três horas, sendo a totalidade com duração de uma hora e dois minutos. A primeira fase parcial poderá ser vista das 01:34 às 02:41 da manhã. Já a totalidade será entre 02:41 e 03:43. O encerramento acontecerá das 03:43 às 04:51.

O equipamento para observação faz parte do observatório astronômico do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na ocasião, uma equipe de astrofísica da UFMG estará presente com telescópios e binóculos no alto da Igreja Santa Quitéria a partir das 23 horas do domingo (dia 20) para auxiliar e orientar turistas e moradores na observação do eclipse e de vários corpos celestes.

Além disso, ainda no domingo, das 15 às 18 horas, os astrofísicos estarão na Casa do Professor (Praça Monsenhor Mendes, nº 272 – Centro) dando informações sobre o fenômeno, inclusive com uso de um Laboratório Interativo de Física.

As atividades são gratuitas e fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Catas Altas e o Instituto de Ciências Exatas da UFMG (ICEx).

Mais informações pelo telefone 31-3832-7140.