Com o objetivo de estabelecer um calendário artístico e fomentar o setor em Itabira neste período de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), juntamente com a Prefeitura Municipal de Itabira, retificou nesta sexta-feira, 29 de maio, o seu edital de credenciando de artistas para o calendário cultural de 2020. Agora será permitida a contratação de conteúdo e apresentações artísticas digitais para exibição nos canais de comunicação da instituição.
Desde março, como medida de combate ao COVID-19, eventos, apresentações culturais e atividades que possam aglomerar pessoas estão suspensas na cidade — como determina o decreto municipal Nº 3.248/2020. Assim, a FCCDA optou por utilizar a internet como forma de oferecer arte à população itabirana e estimular os profissionais da cultura a seguirem produzindo.
De acordo com o edital de credenciamento, os interessados podem se inscrever em três modalidades:
- Modalidade 1: Circulação de Eventos, Apresentações e Espetáculos (circo, dança e teatro);
- Modalidade 2: Formação e Experimentação (oficinas, palestras, contação de histórias, performances poéticas, exposições de artes plásticas ou visuais e mostras de vídeo ou cinema);
- Modalidade 3: Música (shows, recitais, concertos, dentre outros).
Podem participar do credenciamento pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI), sendo que cada artista poderá inscrever até três projetos. O conteúdo a ser produzido precisa exclusivo, não tendo sido exibido em outros locais e a gravação do material, sob responsabilidade do profissional contratado, deve seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a pandemia.
Especialmente para as primeiras contratações desses conteúdos online, os interessados podem se inscrever até 12 de junho. Para atender futuras contratações, o credenciamento permanecerá aberto até o dia 30 de novembro.
As inscrições no edital de credenciamento de artistas acontecem por meio de preenchimento de um formulário online disponível no site www.fccda.com.br e anexar nele, por meio de serviços de compartilhamentos de arquivos (como Google Drive, DropBox, WeTransfer etc.), a documentação artística exigida.
Dúvidas
A FCCDA disponibilizou o e-mail licitação.fccda@gmail.com para esclarecimentos sobre o cadastramento de artistas. Na próxima semana será lançado nos canais de comunicação da instituição uma série de vídeos explicativos sobre esse processo.
Clique aqui e acesse o edital de credenciamento de artistas.
90 anos do livro “Alguma Poesia”
Lançado em maio de 1930, “Alguma Poesia” é o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade publicado — em 500 exemplares lançados por uma então Edições Pindorama.
Em 2020, essa importante publicação completa 90 anos. Para celebrar a data, a FCCDA lançou nesta sexta-feira, 29, uma página em seu site dedicada ao livro. Nela é possível encontrar curiosidades, artigos, fotos e vídeos com comentários e declamações de poesia.