Com uma trajetória repleta de riquezas arquitetônicas e religiosas, Miguel Burnier, um dos distritos de Ouro Preto, tem sido palco do Projeto Educação Patrimonial desde setembro de 2023.
Essa iniciativa tem como objetivo principal valorizar e promover as referências culturais locais por meio de uma série de atividades criativas e inteligentes. Com o apoio da Gerdau e do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Projeto Educação Patrimonial Miguel Burnier continuará apoiando essa importante causa e, em 2024, trará ainda mais atividades, como capacitação, encontros com a comunidade e a criação de uma cartilha que conta a história de Miguel Burnier e seus valiosos bens culturais.
“A educação patrimonial é uma poderosa aliada na proteção e promoção do rico e inestimável patrimônio histórico e cultural brasileiro. Através de ações educativas que envolvem toda a comunidade, podemos construir conhecimento em conjunto e promover a valorização do patrimônio material e imaterial”, afirma Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.
Registros da História
Oficinas de fotografia e vídeo, caminhadas educativas, cursos, encontros, concursos e muitas experiências e descobertas têm sido oferecidos à comunidade de Miguel Burnier. Essas atividades permitem que eles revisitem sua história, repleta de tradições e características que moldam a identidade cultural do local, e reconheçam seu valor. Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com essas atividades no ano de 2023, incluindo moradores da comunidade e de seus subdistritos, membros de grupos de congados e a comunidade escolar – alunos e professores.
É importante ressaltar que o mês de dezembro foi um período de celebração das conquistas. Na Escola Municipal Monsenhor Rafael, houve uma cerimônia de premiação, muita alegria, distribuição de presentes para todos os alunos, despedidas emocionantes e muita emoção. Os concursos de fotografia, desenho e redação foram um verdadeiro espetáculo de talento, envolvendo alunos, professores e toda a comunidade do distrito de Ouro Preto. Durante o evento, as fotos produzidas pelos alunos que participaram da oficina de fotografia foram expostas na Plataforma da Estação.