Em João Monlevade, cidadão pagará se insistir em deixar lotes ou imóveis sujos

Placa indicativa mostrará a todos a situação do lote, terreno ou imóvel notificado. Whatsapp não funcionaria melhor.

Publicidade _

A Prefeitura de João Monlevade passará a notificar, nos próximos dias, os proprietários de lotes e terrenos vazios que estiverem sujos ou acumulando lixo, detritos e entulhos. A fiscalização e notificação constam de  Decreto deste ano, de autoria do Executivo, que também dispõe sobre a limpeza de casas e construções abandonadas ou desocupadas.

O Decreto estabelece que lotes e terrenos ocupados com entulhos, lixo e vegetação daninha representam perigo para a segurança da população e para a saúde pública, assim como imóveis e construções abandonadas. Além disso, o documento destaca a proliferação de animais peçonhentos, ratos e o perigo dos locais servirem de criadouro para o mosquito transmissor da dengue.

Assim, os proprietários de lotes, terrenos e imóveis desocupados ficam obrigados a cercá-los, mantê-los capinados, drenados e em perfeito estado de limpeza e conservação, evitando que sejam utilizados como depósito de lixo. Constatada a situação irregular,

Neste contexto, o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos emitirá uma Ordem de Serviço informando o endereço do imóvel ou lote em que será procedida a notificação para a limpeza, que deverá ser realizada em um prazo de vinte dias.

No caso de descumprimento, a Fiscalização de Posturas do município ou a Vigilância em Saúde (Visa), por meio de auto de infração, aplicará multa ao proprietário do imóvel, com base no Código de Posturas, no valor de 0,02 UFPMJM por m² de limpeza do local (uma UFPMJM equivale a R$ 233,92).

Executivo efetuará limpeza do local e serviço será cobrado. Luta é para “conter” os pernilongos que dominam a cidade.

Em caso do não pagamento da multa aplicada, a inscrição cadastral do imóvel será lançada em dívida ativa. Além disso, o Município realizará o serviço de limpeza, remoção e destinação final dos resíduos e no caso de ingresso forçado em imóveis particulares, o agente público competente poderá requerer auxílio à autoridade policial.

Notificação

Constatada a irregularidade, o proprietário do lote ou imóvel será notificado pelo setor de Fiscalização e Posturas por meio de edital a ser publicado no site oficial da Prefeitura, através do endereço eletrônico http://pmjm.mg.gov.br.

Além disso, o Executivo instalará uma placa indicativa no local, informando sobre a notificação efetuada em relação à situação do lote, terreno ou imóvel desocupado.

Publicidade