Início Mundo Em Nota Técnica, Anvisa amplia restrições de voos vindos da África

Em Nota Técnica, Anvisa amplia restrições de voos vindos da África

Antes, a Anvisa já havia recomendado medidas restritivas para os voos e viajantes procedentes de Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Medida tenta conter transmissão da variante Ômicron, do coronavírus, detectada no continente africano e já presente em vários países europeus e da Ásia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na noite de sábado (27), uma nota técnica complementar recomendando que governo brasileiro amplie medidas referentes à entrada de viajantes no país e restrições de voos, especificamente como decorrência da identificação de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529 e nomeada pela OMS como Ômicron.

A nota amplia a lista de países com medidas restritivas de caráter temporário e passa a incluir também os voos e viajantes procedentes de Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia na lista de recomendações de restrição.

A adoção das medidas, contudo, depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em nota anterior, publicada na sexta-feira (26) a Anvisa já havia recomendado medidas restritivas para os voos e viajantes procedentes de Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Mundo em alerta
Austrália e vários outros países se juntaram a nações que impuseram restrições a viagens partindo do sul da África neste sábado, depois que a descoberta da nova variante Ômicron gerou preocupação global e desencadeou uma onda de vendas de ativos nos mercados financeiros.

  • Congresso em Foco
  • Foto capa: Abc do Abc
Sair da versão mobile