Aos 31 anos de idade e de volta a Santa Bárbara, após 10 anos vivendo e grafitando na cidade de Contagem, Webert Gonçalves Pires, morador do bairro Ipanema, é um dos responsáveis por um Parque ainda mais colorido.
Embora vários não o reconheçam pelo nome, provavelmente os grafites e pichos que ele produz com tanta paixão todos já podem ter visto com a assinatura de Joselito.
Trajetória
Nascido e criado aqui em Santa Bárbara, ele começou a se interessar pela arte urbana ainda na infância. Momento em dava os primeiros passos no skate, modalidade que ele ainda acompanha. Segundo o grafiteiro, foi o esporte que abriu as portas para arte:
“Quando eu tinha 12 anos comecei a andar de skate, aí eu comprava revista de figurinhas e nessas revistas que eu via as pichações”.
O interesse na pichação revelou a vontade de se aventurar no mundo do grafitti. Por volta de 2013 e 2014 sofreu um acidente com o skate, que o obrigou a passar 4 meses parado. Com tempo livre e energia de sobra, o artista fez suas primeiras criações no papel.
Além de Santa Bárbara
Hoje, após quase uma década de experiência, Joselito coleciona trabalhos nas cidades de Contagem, Ouro Preto e Mariana. Além de ter participado de exposições e eventos como o Sopa de Letras em Contagem. Em entrevista ao Setor de Comunicação da Prefeitura ele contou um pouco do seu processo de criação:
“Antes de começar a desenhar eu pego referências na internet e no Instagram, um artista que eu gosto é Ed_mum”.
Pista de Esportes Radicais no Parque Recanto Verde
A realização do Edital da Lei Aldir Blanc aberto pela Prefeitura, é um apoio ao setor cultural que sofreu muito durante a pandemia. E Joselito é um dos artistas que teve acesso a esses recursos. Com o incentivo, ele pôde realizar a compra das tintas e o látex, fundamentais para a confecção dos murais.
Quem circular pela área da pista de skate do Parque, vai poder não só sentir a natureza, como contemplar uma promissora exposição ao ar livre que está se formando dia a dia, graças ao trabalho de outros artistas também beneficiados pelo edital da Prefeitura.
Em todo o circuito da Pista é possível visualizar murais retratando diferentes aspectos de Santa Bárbara, das casinhas coloridas ao pé do morro, a delicadeza da Igreja do Rosário e a fauna e flora diversa que se abriga nos arredores e dentro das cercas do Recanto Verde. Além dos desenhos de Joselito, o trabalho de artistas como: Jeff, Kabelin, Staley e Sol, também estão presentes no local.