Em Santa Bárbara, oficina ensina como criar tintas com pigmentos naturais

A Oficina foi uma oportunidade para criar mais um ambiente de troca e incentivar uma nova geração de artistas em Santa Bárbara.

Edital Fazendo Arte promoveu a oficina na Casa de Cultura para alunos do ensino fundamental.
Publicidade _

Com a oficina, além de aprender sobre pigmentação natural e valorização da cultura, os alunos, foram desafiados a lidar com situações competitivas, uma vez que a participação se deu por meio de processo seletivo.

A oficina de pintura com pigmentos naturais “Cores da Terra” aconteceu nos dias 5 e 12 de março na Casa da Cultura. Encerrada no último final de semana, a atividade cultural e recreativa foi direcionada aos alunos entre o 6° e 9° ano do ensino fundamental.

Durante as aulas os estudantes tiveram a oportunidade de aprender como utilizar recursos naturais e materiais de fácil acesso, como cola e água, para a produção de tintas. A oficina de nome “Cores da Terra” surpreendeu ao demonstrar que é possível produzir pigmentos para pintura a partir de substâncias como minério, argila, areia, grafite e sementes de urucum.

Cultura gera cultura
Toda a idealização e realização do evento é de autoria da professora, arquiteta urbanista e artista plástica Camila Almeida Fonseca. Em entrevista, a artista revelou que o interesse por pintura começou quando era mais nova:
“Quando eu tinha 12 anos comecei a fazer aula de pintura aqui na Casa da Cultura, fazia toda quinta, quem falou pra eu fazer foi a minha mãe”.
Agora, no mesmo local em que tudo começou, a artista, nascida em Itabira, mas santa-barbarense de coração, ajuda a manter viva a cultura local por meio da valorização da natureza e das cores de nossa terra: “A oficina é para facilitar a conexão com a natureza e do meio ambiente” disse Camila.

Os trabalhos produzidos durante a oficina serão expostos na Casa da Cultura durante 30 dias, sendo uma oportunidade para a comunidade conhecer o que foi desenvolvido pelos participantes.

A oficina
Por conta da pandemia, infelizmente a atividade cultural, foi uma das mais afetadas, o que fez com que a Casa da Cultura permanecesse fechada por um bom tempo. Entretanto, com a abertura do Edital Fazendo Arte, pela Secretaria Municipal de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes, ela ofereceu a oportunidade que precisava para criar mais um ambiente de troca e incentivar uma nova geração de artistas.

A Oficina de “Cores da Terra”, contou com a participação de 40 pessoas e nos trabalhos foram produzidos uma série de obras inspiradas na cidade.

Foto: Acom/PMSB

Publicidade