Em Santa Bárbara, profissionais da educação participam da abertura do programa Conexão Cultural

O primeiro ato de mobilização do projeto “Conexão Cultural: histórias para encantar, conectar e crescer” foi realizado no Parque Recanto Verde.

A principal proposta do projeto é proporcionar aos participantes a possibilidade de criar narrativas que encantem e cativem o público.
Publicidade _

O encontro foi aberto a população e teve a participação, de profissionais da Rede Municipal de Ensino e da secretária de educação, Melyna Neves. A palestra ministrada pela contadora de histórias e psicopedagoga, Renata Camargos foi a grande atração da inauguração.

Público-alvo

O Conexão Cultural, prevê uma série de oficinas e cursos, voltados para profissionais da educação, de projetos sociais, além de artistas e agentes culturais.

O principal objetivo é demonstrar como a criatividade pode ser utilizada para o aprendizado. Tudo isso, por meio de métodos claros, acessíveis e exercícios que os profissionais e seus alunos podem fazer, até mesmo de forma remota.

O ato de mobilização dá início a um programa que irá acontecer de forma híbrida, com etapas presenciais e online. O projeto também integra o Quadrilátero Criativo, iniciativa voltada para o fomento da economia criativa nos Municípios do Quadrilátero Ferrífero.

Conexão Cultural: histórias para encantar, conectar e crescer

A oficina é dividida em quatro módulos, que podem ser acessados pela plataforma Google Sala de Aula. O projeto tem duração de três meses, iniciando agora em abril e indo até o mês de junho.

Etapas do Conexão Cultural

Primeiramente acontece o Ciclo de Mobilização com a produção de conteúdos diversos com os participantes e, a seguir, o Ciclo das Oficinas, com o objetivo de instrumentalizar profissionais que atuam na educação e na cultura. Os participantes inscritos passam a integrar uma rede de formação com agentes de cinco municípios, vivenciando diferentes técnicas e conectando-se com profissionais de referência da música, das artes cênicas, das artes plásticas e de projetos.

Confiras os módulos:

A arte das histórias, com Renata Camargos inscrições por aqui, até o dia 14 de abril;

Artesanato cênico: recursos para contar histórias, com Nana Bernardes

Música em movimento: musicalização brincante, com Vivian Fernandes;

Máscaras da Folia de Reis: arte, patrimônio e festa, com Eco das Artes;

Ativando recursos para projetos locais, com Flaviano Souza e Silva.

C.            Ciclo de Resultados: após as oficinas e palestras, será organizada uma mostra artística em formato híbrido (presencial e on-line), trabalhando os conteúdos de todas as cidades.

Foto: Acom/PMSB

Publicidade