A Cemig apresenta esta semana eventos que prestigiam os artistas mineiros e suas produções nas suas mais diversificadas expressões. O universo sonoro de Minas Gerais ecoará pelas igrejas barrocas, e nas nossas casas, assim como as criações dos atores do Galpão no rádio e nos podcasts. O aclamado autor Guimarães Rosa será reverenciado em uma semana cheia de atrações.
Museu Casa Guimarães Rosa
Apreciadores da obra de João Guimarães Rosa e interessados em revisitá-la ou aprender mais sobre ela poderão acompanhar, de qualquer lugar do Brasil e do mundo, os eventos, debates e encontros em homenagem ao escritor, na 33ª Semana Rosiana. Serão seis dias de imersão no universo da Palavra, pois o tema da Semana é o livro póstumo Ave, palavra, bem como tudo o que a expressão verbal significa para esse autor: humanidade, transcendência, poesia.
Coral Cidade dos Profetas
Estreia esta semana o documentário “Coral Cidade dos Profetas e a Música Colonial Mineira”. O filme narra o cotidiano de um dos mais singulares grupos musicais do interior mineiro, fundado há mais de 30 anos, em Congonhas. A produção acompanhou o grupo nos últimos dois anos, registrando o cotidiano, as ações de formação cultural, ensaios, apresentações e os bastidores dos concertos realizados pelo interior de Minas.
Grupo Galpão
O famoso grupo mineiro explora as potencialidades do som em sua nova produção: a peça radiofônica, Quer ver escuta. A obra, que tem a poesia contemporânea como fio condutor, é resultado de experiências sonoras realizadas, nos últimos meses, pelos atores e atrizes do grupo, sob direção de Marcelo Castro e Vinícius de Souza. Dentre os materiais produzidos, estão gravações de paisagens sonoras, diálogos, narrações e performances acústicas.