Em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, realizará a 33ª Semana da Consciência Negra entre os dias 15 e 21 de novembro.
Valorizando a história e cultura afro-brasileira, haverá extensa programação ao longo da Semana, contemplando oficinas de trança, percussão, danças brasileiras e afro-brasileiras, além de painéis temáticos, roda de capoeira, palestra sobre herança africana, espetáculo “Na Rota dos Orixás” e a tradicional Missa Afro.
“Essa iniciativa é muito importante para refletirmos sobre a cultura afro-brasileira e sobre o racismo estrutural, não só na Semana da Consciência Negra, mas também durante todo o ano. Além da valorização da cultura e da identidade da população negra local”, destaca a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.
Dia da Consciência Negra
No sábado, 20 de novembro, data em que é comemorado anualmente o Dia da Consciência Negra, instituído em memória do líder quilombola Zumbi dos Palmares, haverá show com a JC Samba, às 20h, na Casa de Cultura Maestro Dungas. A banda local foi sorteada por meio do credenciamento de artistas.
Encerramento no domingo
Já no domingo, dia 21, acontecerá a cerimônia de encerramento com realização da Missa Afro, com participação do Frei Leonardo e cortejo com Bloco Axé-Igbá.
Inscrições e cota racial
Em cumprimento aos protocolos de segurança e às medidas sanitárias em razão da pandemia da Covid-19, em toda a programação haverá limitação de público. Para participar, os interessados deverão realizar inscrição na Casa de Cultura Maestro Dungas ou por meio do telefone (31) 3561-1014.
A programação da Semana da Consciência Negra contará com reserva de 50% das vagas destinadas à cota racial.
Confira AQUI a programação completa da 33ª Semana da Consciência Negra