Depois de enfrentar dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Medalha da Inconfidência retorna em seu formato tradicional com uma cerimônia de entrega em Ouro Preto, nesta sexta-feira (21).
Serão homenageados 170 indivíduos que contribuíram para a visibilidade e valorização de Minas Gerais, incluindo 25 parlamentares mineiros. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), que preside o Conselho Permanente da Medalha, participará das solenidades.
O evento começará com uma homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, na Praça Tiradentes, às 9h30, com a colocação de coroa de flores em seu monumento e salva de tiros. A partir das 10 horas, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, terá início a cerimônia de entrega das comendas.
O ex-presidente Michel Temer será o orador oficial e também receberá o Grande Colar da Medalha da Inconfidência, a honraria mais importante concedida pelo Estado de Minas Gerais exclusivamente a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais poderes da União. Segundo o Executivo mineiro, Temer ainda não havia sido agraciado.
A Medalha da Inconfidência possui três níveis diferentes de honrarias. O Grande Medalha, destinado a 40 pessoas; Medalha de Honra com 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, com 72 indivíduos homenageados. Entre os homenageados com a Grande Medalha estarão lideranças religiosas, políticas e militares, representantes do Poder Judiciário, universidades e outras instituições.