Fundada em 2017, a equipe de robótica FIRE é fruto da parceria entre os campi Ouro Preto e Itabirito do IFMG.
Atualmente, a equipe é composta por 17 membros em Ouro Preto, incluindo três professores orientadores — André Almeida, Hugo Gomes e Lara Ottoni e 14 alunos.
A FIRE atua em diversas áreas, como gestão, marketing e equipes especializadas na criação de robôs para competições em diferentes categorias, como Fairyweight (150g), Antweight (454g), Cupim (454g), Beetleweigh (1,36kg), Mini Sumô (500g automático) e Seguidor de Linha, além do desafio inovador de Futebol 2D.
O processo de desenvolvimento dos robôs tem sido produtivo, porém a equipe enfrenta desafios financeiros e busca patrocinadores para apoiar suas ideias e projetos.
Para o próximo ano, a FIRE se prepara para participar da IronCup 2025, de 14 a 16 de fevereiro. A equipe tem se dedicado a revisar o desempenho de modelos anteriores e estudar competições passadas para aprimorar suas técnicas.
Novos projetos estão em desenvolvimento, como o Trituraitor 2000, da categoria Antweight, e os robôs Cupim, que estão sendo criados do zero, assim como o desafio do Futebol 2D, marcando a estreia da FIRE nessa categoria.
A imprevisibilidade dos confrontos é um dos grandes desafios enfrentados pela equipe durante as competições. A possibilidade de adversários utilizarem estratégias inesperadas pode resultar em derrotas significativas. Para lidar com isso, a equipe analisa batalhas de competidores anteriores e busca maneiras de incorporar contra-ataques em seus projetos, desde a fase inicial de brainstorming até a montagem dos componentes finais.
Histórico e conquistas
A FIRE iniciou sua jornada nas competições na 14ª edição da Winter Challenge, em 2018, com o robô Reversus na categoria Hobbyweight (5,5 kg), alcançando o 10º lugar entre 41 participantes.
Em sua segunda participação no mesmo evento, a FIRE competiu com três robôs de combate: Reversus (Hobbyweight – 12lb), Pão de Queijo (Beetleweight – 3lb) e Titã (Antweight – 1lb).
Além disso, estreou no mundo dos robôs autônomos com os modelos Bate-móvel (Seguidor de Linha PRO) e Lambo (Seguidor de Linha Júnior).
Na categoria de combate, a equipe conquistou o 4º, 12º e 16º lugares, enquanto nas categorias autônomas alcançou a 29ª posição.
Em março de 2020, a FIRE participou pela primeira vez da IronCup, levando dois robôs de combate (Brígida e Pão de Queijo) e o robô autônomo Lambo, conquistando o 7º e 14º lugares, respectivamente.