Equoterapia completa um ano com cerca de 500 sessões a alunos de São Gonçalo do Rio Abaixo

Equoterapia completa um ano com cerca de 500 sessões a alunos da rede educacional
Ana Cecília dos Reis é uma das praticantes do projeto Equoterapia. - Jhonne Stalin/PSGRA
Publicidade _

Há um ano, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação, deu um passo à frente ao implantar o Projeto Equoterapia. A iniciativa é inovadora na região, já que não havia oferta deste tipo de serviço especializado.

Atualmente, 40 alunos são atendidos pelo projeto, que já realizou 500 sessões equoterapêuticas, através do Programa Básico de Educação e Reeducação. O foco é nas crianças com necessidades educativas específicas, dificuldades de aprendizado e alterações comportamentais.

As aulas são semanais, com atividades práticas e teóricas, realizadas no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda. Os profissionais do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar Escolar (Naie) realizam avaliações para selecionar os alunos participantes.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como promotor do desenvolvimento humano. Por meio do contato com o animal, os alunos são estimulados em todas as suas habilidades, melhorando a atenção, o raciocínio, a memória, a socialização, a fala e a escrita.

O projeto conta com um professor especial, o cavalo Futuro, que torna a aprendizagem prazerosa e uma experiência única para a criança. O Projeto Equoterapia é um grande avanço para a população de São Gonçalo do Rio Abaixo, que passa a contar com um serviço especializado e inovador para crianças com necessidades educativas específicas.

Publicidade