A secretária de Educação, Aline de Oliveira, e o secretário de Cultura, Efraim Rocha, se reuniram com a coordenadora executiva, Cristina Cairo, e com a diretora, Edinéia Araújo, da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana na última quarta-feira (30), na Casa de Atenção ao Turista (CAT), para finalizar a inauguração da Escola. A conversa contou também com a presença do gerenciador de obras de restauração do Instituto Pedra, Alessandro Percinoto Pompei, da coordenadora pedagógica, Tereza Gabarra e da coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Anna Grammont.
A Instituição ofertará cinco cursos: alvenaria, cantaria, carpintaria, forja artística e pintura. Serão 20 vagas por cada área, contemplando 100 alunos de Mariana e região por semestre. Os cursos, com quatro meses de duração, serão gratuitos e as aulas ocorrerão três vezes por semana: terça, quarta e quinta-feira, das 18h30 às 22h20. Os concluintes receberão certificado de proficiência no ofício estudado. O processo seletivo de professores e mestres acontecerá na segunda quinzena deste mês e as aulas começarão no início do segundo semestre de 2019.
A Escola de Ofícios Tradicionais de Marina é um projeto do Instituto Pedra em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, com Patrocínio do BNDES, e apoio da Fundação Educativa da Arquidiocese. O objetivo é incentivar a diversidade econômica e a perpetuação dos saberes e dos fazeres tradicionais da cidade, valorizando a identidade e a cultura local.
As datas e os locais dos processos seletivos serão divulgados em breve.