No dia 05 de julho, as escolas municipais de Congonhas foram agraciadas com a visita do Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas.
A Cia Lamparina encantou os alunos das Escolas Municipais José Cardoso Osório e Fortunato de Freitas Junqueira com o espetáculo intitulado de forma intrigante, “O Espetáculo que não tem nome”.
Os palhaços Moleza e Lumbriga, habitantes das ruas, foram surpreendidos com a imposição de pagar aluguel, segundo a “Puliça”. A partir daí, embarcaram em uma divertida jornada para conseguir dinheiro de maneiras inusitadas.
Leandro Borba, coordenador e idealizador do projeto, ressaltou a importância de proporcionar uma imersão cultural teatral aos alunos e professores, por meio de apresentações gratuitas nas escolas. Para ele, é fundamental popularizar a arte teatral no interior de Minas Gerais, levando espetáculos diretamente para o público escolar.
Priscila Danner, diretora da Escola Municipal Fortunato de Freitas Junqueira, destacou a valorização da cultura e arte na instituição, celebrando a oportunidade de receber a companhia teatral. Já Vanilda Pereira, vice-diretora da Escola Municipal José Cardoso Osório, ressaltou a importância da cultura para trazer leveza à vida dos alunos, enquanto a professora Vânia Souza enfatizou a necessidade de proporcionar acesso à cultura para as crianças, especialmente em comunidades carentes.
O Festival de Popularização do Teatro de Congonhas é um projeto realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio da J. Mendes através da Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura de Congonhas e Governo de Minas Gerais, demonstrando o compromisso com a promoção da cultura e arte no interior do estado.
Festival de Popularização de Teatro de Congonhas
Congonhas será palco do Festival de Popularização de Teatro, de 17 a 19 de julho, no recém-inaugurado Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta, localizado no Centro Cultural da Romaria.
Com uma programação diversificada e acessível para todas as idades e preferências, o evento oferecerá acesso gratuito às sessões, com intérprete de libras e apostila em braille disponíveis.
Integrando o 29º Festival de Inverno de Congonhas, que presta homenagem ao talentoso multiartista Luciomar de Jesus, o festival também faz parte da campanha Inverno em Minas do Governo Estadual.
O objetivo é posicionar Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país durante a estação mais fria do ano, destacando sua diversidade de atrativos, paisagens e riquezas culturais que podem encantar viajantes de todos os perfis.
Programação
- 17/07 – 20h – Filomena
- 18/07 – 16h – O Mágico de Oz
- 19/07 – 20h – Nerso da Capitinga
Todos os espetáculos acontecem no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta, no Centro Cultural da Romaria.