Estudantes de escolas da rede municipal de ensino de Itabirito participaram na última quinta-feira, dia 16 de novembro, da cerimônia de formatura do Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (Progea). O evento foi realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas.
Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Guilherme Hallais França e da Escola Municipal Laura Queiroz foram agraciados com a formação, recebendo certificados e carteirinha de Patrulheiros do Meio Ambiente. A iniciativa tem como propósito estimular a aplicação do aprendizado das aulas e das atividades práticas.
A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Caldeira; da Secretária de Educação, Iracema Mapa; e das diretoras das escolas, Teresinha Gonçalves e Christiane Bossanelli; além de representes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Polícia Militar de Minas Gerais. Mascotes do projeto, a Corujinha e o Florestinha também participaram do evento.
“É com imensa satisfação que testemunho o comprometimento dos alunos das nossas escolas municipais. Por meio do programa, eles estão adquirindo conhecimentos sobre preservação ambiental e se tornando agentes ativos na construção de um futuro mais sustentável para nossa comunidade”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
Sobre o Programa
Voltado para o 4º ano do ensino fundamental, o Progea é desenvolvido em escolas de Minas Gerais pela Polícia Militar de Meio Ambiente. O programa viabiliza a participação ativa dos alunos, proporcionando a oportunidade de discutir e buscar soluções para os problemas apresentados.
O Progea tem como objetivo ensinar os estudantes a desenvolverem hábitos que contribuam para preservação dos recursos naturais. “A iniciativa é fundamental para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos. Ao incentivar a participação ativa e prática, ela contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, frisou a secretária de Educação, Iracema Mapa.