Espetáculo “A” é uma das atrações desta segunda-feira no Memorial Vale

Teatro, performances e exposições são atrações no Memorial durante mês de outubro

DJ , Jamila Martins vai ensinar aos amantes de quaisquer gênero musical a conhecer e aprender a discotecagem, utilizando apenas seu notebook.
Publicidade _

Nesta segunda-feira (4), Alisson Damasceno realiza a performance “A”, dentro do projeto “Sensações Memoráveis. Nela, o personagem “A” apresenta seu mundo e reflete sobre a volta às aulas no pós-pandemia, lançando um olhar sobre a “volta à normalidade” nas escolas e lembrando a sensação de uso do mobiliário escolar todos os dias. A curadoria do Sensações Memoráveis é de Marco Paulo Rolla e a apresentação é pelo YouTube do Memorial Vale. Alisson Damasceno é habilitado em pintura pela Escola Guignard.
A primeira semana de outubro no Memorial tem programação ampla, que inclui também oficinas, uma de fotografia para a terceira idade e outra de discotecagem.
Continuam em andamento as exposições “Festejar as Cores: Tradição e Fé na Congada”, de Pollyanna Assis, “Paisagens do Isolamento, de Daniel Mansur”, “Lastro”, de Washington da Selva e “Entre a Fenda e o Abismo”, de Bárbara Schall.

Dentro da programação em curso, continua até o dia 15, a exposição “As coisas não conhecem começo e nem fim”, de Júlia Baumfeld. O trabalho é um olhar para algo que geralmente não reparamos, um local de descarte. Esse lugar pode soar para alguns como um espaço onde as coisas colocadas ali apenas desaparecem. Pensar o movimento das coisas, de como elas chegam e para onde elas vão depois de descartadas, numa outra atenção a esse lugar.

Julia Baumfeld é multiartista, transita entre artes visuais, cinema e música. Belo-horizontina, é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard. Desde 2014 participa de festivais de vídeo e cinema, exposições e projetos de arte.

Nas próximas sextas-feiras (08, 15, 22 e 29 de outubro), às 11 horas, o Educativo divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra.

De hoje (4) a 8 de outubro, às 20 horas, a DJ, empreendedora, produtora de eventos, digital influencer e instrutora de música, Jamila Martins vai ensinar aos amantes de quaisquer gênero musical a conhecer e aprender a discotecagem, utilizando apenas seu notebook ou computador. Trata-se do evento “A música é para todos”.
A partir desta terça-feira (5) até 21 de novembro o artista plástico W Mota abre no site do Memorial Vale a exposição “Estudos Cartas”. Nesse processo a ideia do artista é trabalhar sombras, luzes, cores e trazer para sua obra o mistério que esses elementos carregam e a disruptura dos modos convencionais de se pensar a pintura, formas, cores e planos, utilizando no processo o sistema de cores RGB.

A atriz Caroline Correa é uma das atrações do mês de outubro no Memorial Vale. Foto: Leandro Miranda

Na quarta-feira (6), às 19h30, o ator Gustavo Sousa apresenta a peça “O Sucumbido”, no YouTube do Memorial Vale. Livremente inspirada em “Carta de um Defunto Rico” de Lima Barreto, a cena apresenta, entre o cômico e o satírico, o desabafo de um homem de classe média, que mesmo morto queixa-se de suas frustrações pós-vida – suas perdas materiais, as dívidas em seu nome e o velório nada agradável ao seu gosto.
Durante todas as quartas-feiras, às 14 horas, o Educativo realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. A ação é virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.
Dias 7 e 8 de outubro, quinta e sexta-feira, às 16 horas, o fotógrafo Marlon de Paula fará a oficina: “Fotografia para a terceira idade: Memória Afetiva, Histórias e Técnicas”. Em tempos pandêmicos, nos quais a população idosa sofre com uma série de limitações, a oficina busca apresentar conhecimentos sobre o universo fotográfico.
Ainda na sexta-feira (8) às 19h30, Jesusa Furbino apresenta o sarau literário “Vozes Maduras”. O Sarau Vozes Maduras é um projeto inspirado na roda de leitura que acontecia todas as sextas feiras no centro cultural Vila Marçola com o Grupo Vizinha das Cantigas. Mulheres de terceira idade se juntam para ouvir histórias e por meio delas surgem as conversas e interações do grupo.

Foto: Elisa Paci

No próximo sábado (9) às 11 horas, Gê Lara apresenta “Alma de Músico” no YouTube do Memorial Vale. Nesse show Gê Lara mostra sua trajetória musical, passando pelas composições autorais para o público adulto e também um pouco do seu trabalho de 20 anos dedicado ao público infantil. Ele é acompanhado no violão por Renato Saldanha e pelas cantoras convidadas: Diana Lara e Luiza Lara.
No mesmo dia, às 19 horas, a atriz Marina Barros apresenta o filme “4:44 am”. O curta 4:44 a.m, por meio de um texto, de imagens cotidianas e de performances audiovisuais imprime o respiro artístico de dois artistas em diferentes espaços domésticos.

Domingo também é dia de atrações, sendo apresentado às 18 horas, a performance da atriz Carolina Correa. A proposta traz para a cena os elementos e os códigos do “Teatro de los Sentidos”, grupo colombiano, sediado em Barcelona e que busca a linguagem sensorial recobrando o corpo como fonte de conhecimento.

Foto capa:All Black

Publicidade