Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, o projeto “Arte Na Estrada – Teatro para Todos”, chega ao distrito de Brumal, em Santa Bárbara, com apresentações gratuitas em espaços públicos. A arena itinerante fica no distrito de hoje (16) até sexta-feiira.
“A ideia é ir ao encontro das pessoas. Levar arte até onde elas estejam”, diz Chico Simões, artista com mais de 30 anos de carreira e que subiu ao palco mais de 2500 vezes trabalhando como mágico, bonequeiro, palhaço e ventríloquo.
O projeto tem três atrações teatrais diferentes. A companhia Teatro do Grande Urso Navegante apresenta a peça “O Passe e o Gol”, que propõe discutir o relacionamento entre irmãos, abordando questões como coletividade, respeito às diferenças e o cuidado com a natureza. Já o grupo Musiclowns encena o espetáculo “Raios de Sol”, conta a história dos dois últimos palhaços sobreviventes do mundo. Eles se encontram em meio ao lixo e embarcam em uma aventura sustentável pela reconstrução da humanidade. A programação inclui ainda a peça “O Romance do Vaqueiro Benedito”, de Chico Simões. Ela narra a história de Benedito, Margarida e o boi Estrela, que fogem de uma fazenda e buscam se estabelecer entre a comunidade que forma a plateia.
Os participantes – adultos e crianças – poderão também acompanhar palestras e oficinas de reciclagem. Na atividade para o público infantil, será ensinada a compostagem doméstica – e a criançada vai levar para casa um vasinho com o resultado da experiência. A programação terá apresentações teatrais, oficinas de reciclagem, palestras de conscientização ambiental e sessões de cinema.
As apresentações ocorrem em uma arena itinerante, montada especialmente para os espetáculos, com capacidade para 250 pessoas sentadas. O “Arte Na Estrada – Teatro para Todos” tem patrocínio da AngloGold Ashanti e apoio da prefeitura.
Nesta terça-feira acontecem várias apresentações teatrais durante o dia das peças O Passe e o Gol” (Teatro do Grande Urso Navegante) e “O Romance do Vaqueiro Benedito” (Chico Simões). Às 19h tem sessão de cinema.
Amanhã (17) acontecem apresentações de teatro às 8h, 10h e 16h, além de sessão de cinema às 19h. Na quinta-feira (18), tem uma espetáculo teatral às 8h, Oficina de reciclagem às 10h. Na parte da tarde haverá às 14h, peça teatral e outra oficina de reciclagem ás 16h. A programação do dia será encerrada ás 19h com palestra de conscientização ambienta
As atividades serão encerrada na sexta-feira (19), com apresentações das peças teatrais “O Romance do Vaqueiro Benedito” (Chico Simões) e “Raios de Sol” (Musiclowns), às 8h e 10h.