O Papa Francisco pediu desculpas neste sábado por ter que dar a bênção “sentado” a um grupo de fiéis que recebeu no Vaticano, diante dos quais reconheceu a dor que sente no joelho direito devido ao desgaste da cartilagem e à osteoartrite avançada .
“Dou-lhe a minha bênção e depois vou cumprimentá-lo sentado. Esta perna não é boa, não funciona “, disse o pontífice durante uma audiência com peregrinos da Eslováquia na Sala Paulo VI do Vaticano.
” O médico me disse para não andar e eu gosto de ir, mas desta vez tenho que obedecer ao médico “, disse Francisco, que completará 86 anos em dezembro.
Devido à dor no joelho, a equipe médica recomendou que ele descanse e evite caminhadas desnecessárias, o que significa que ele tem que cumprir parte de sua programação sentado.
“Vou pedir o sacrifício de subir as escadas e vou cumprimentá-lo aqui, sentado. É uma humilhação, mas ofereço-o pelo seu país”, disse o Papa diante do grupo de peregrinos eslovacos.
Francisco precisou desmarcar sua agenda há uma semana para fazer um check-up médico e no domingo passado foi forçado a evitar presidir a Missa da Misericórdia. Na terça-feira ele teve que cancelar reuniões novamente devido a seus problemas de saúde.
A lesão no joelho direito que o impede de ficar de pé por muito tempo e dificulta a caminhada ficou evidente nas celebrações da Semana Santa.
Foto: AFP