O estudo, que é realizado de forma colaborativa entre universidades brasileiras e estrangeiras, pretende ressignificar medicamentos disponíveis para o tratamento dos sintomas persistentes pós-infecciosos causados pelo vírus Sars-Cov-2.
No processo, são utilizadas medicações seguras para diminuir os sintomas de cansaço nos pacientes contagiados pela Covid-19.
A pesquisa trabalha com a correlação do uso das medicações Fluvoxamina e Metformina, uma vez ambas já se mostraram capazes de diminuir os sintomas da Covid-19 em fase aguda.
O estudo já está na terceira fase e procura pacientes que já apresentaram, em algum momento, cansaço após a infecção pelo Sars-Cov-2.
Como participar
Para participar do projeto, basta entrar em contato com a equipe de plantão da Unidade Básica de Saúde localizada na Bauxita ou na Unidade de Pronto Atendimento Dom Orione.
Após triagem, o paciente terá um acompanhamento de 90 dias, com consultas presenciais e teleconsultas, cuja finalidade é analisar o desfecho do uso das medicações aplicadas e dos sintomas persistentes.
Vale ressaltar que os pacientes interessados em participar do estudo não podem fazer uso da Metformina ou de Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (antidepressivos).