Ex-alunos e colaboradores da escola de Bateias participam de inauguração

Publicidade _

Na noite da última quinta-feira (24) a comunidade de Bateias recebeu uma nova escola, com todo o simbolismo das cores retratadas no espaço e com todo o sentimento de preservação da tradição de uma escola bem estruturada para poucos alunos, demonstrando o mesmo olhar da gestão para todos os atos públicos empreendidos no Município.

Em um total de R$ 128.301,41, a escola ganhou banheiro novo, bem como reforma da cozinha e da rede elétrica. Foram implantados, também, acessibilidade, com a melhoria dos passeios e instalação de piso intertravado e um sistema de reaproveitamento de água de chuva.

A comunidade também recebeu, recentemente, iluminação de Led, com 26 lâmpadas instaladas em pontos de maior circulação de pessoas, entre eles, a área de abrangência da escola e da igreja. Foram quase 250 mil reais investidos na escola, nas trocas de luminária e extensão de rede, manutenção da estrada, implantação de dois mata-burros e um poço artesiano. Manutenção de pinguela também está sendo realizada e com mão de obra própria. Iniciativas de requalificação urbanística realizadas em toda a cidade também foram aplicadas no entorno da igreja da comunidade com a cobertura de grama implantada no cemitério. Dentro do programa de mecanização agrícola, 25 horas de serviço foram ofertados somente em 2018, além de mais 25 horas do serviço de Patrulha, terceirizado pelo Município. Além dos investimentos em infraestrutura, hoje, já são quase 30 alunos contemplados no Programa Você na Universidade, registrando entre eles, três jovens da comunidade de Bateias.

Na ocasião, o prefeito Leris Braga iniciou suas palavras externando o sentimento de que “a escola sempre será o caminho da construção de um sonho.” Esse contexto de reflexão abriu sua fala para a recapitulação de toda a sua trajetória escolar, desde quando foi aluno daquela unidade inaugurada até estar prefeito hoje, retornando àquela escola para ampliar e reestruturá-la.

Para ele, “essa escola é essa raiz, de fazer com que eu seja firme, decidido e encorajado para a realização dos meus sonhos. Nós, seres humanos, somos braços auxiliadores e promotores dos nossos sonhos.” Explicando a importância de buscar os próprios sonhos, Leris exemplificou esse sentimento, destacando que “não existe construtora pra reformar a escola, se não tiver os alunos, assim como não existe um dia celebrativo como esse, se não tiver a comunidade presente. Da mesma forma, não existe realização dos sonhos se não suar a camisa e encorajar-se para este sonho. Mas existe algo que pode encurtar esse caminho e nos fazer mais fortes: o respeito, a ética e os princípios familiares e morais.”

Já tendo agradecido, pontualmente, a presença de todos, encerrou suas palavras dizendo que escolheu a data de 24 de janeiro de 2019, ocasião de seu aniversário, para entregar uma pequena adequação desta escola, para representar o seu “muito obrigado à oportunidade dada por Deus de retornar ali”, enquanto Chefe do Executivo Municipal, por ter sido ali o seu ponto inicial de educação.

Alcemir Moreira, vice-prefeito, em uma reflexão que foi além da parceria profissional com o prefeito, mas também para o campo da amizade construída, relembrou a ocasião em que “talvez Leris caminhava da casa dele para aquela escola, enquanto ele estava em Santa Bárbara atravessando a linha, passando em baixo de vagão pra ir estudar. Isso quer dizer que a vida é um grande mistério.” Cenários diferentes, distantes um do outro, mas que, segundo Alcemir, “não impediu um grande projeto de acontecer. Porque foi ouvindo as palavras dele que comecei a acreditar que a política tem jeito”.
Para o vice-prefeito, “Deus, na sua infinita bondade nos colocou juntos para dividir esse projeto político, sonhado por você. Um sonho que começou aqui em Bateias, nessa escola. Porque a escola é a via de transformação de nossas vidas.” Nesse contexto de reconhecimento ao trabalho desempenhado naquela obra e na gestão como um todo, encerrou seu discurso agradecendo a Leris “pela coragem de fazer valer o direito de ter uma escola melhor, mesmo sabendo haver ali apenas quatro alunos”, e agradecendo à comunidade de Bateias por “emprestar essa pessoa tão nobre para administrar o nosso Município, com tanto discernimento e sabedoria. E eu tenho certeza que isso foi adquirido aqui, no dia a dia com vocês”, acrescentou.

O Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Urbanismo, Marcos Felisberto, destacou” que sente um orgulho muito grande de estar aqui hoje e fazer parte dessa equipe, porque tenho aprendido muito.” Naquele cenário educacional, ele ressaltou que “as crianças, hoje, e até mesmo os adultos, às vezes, tem tudo na mão, tudo mais facilitado, com escola perto de casa, com o conforto do centro urbano, e, às vezes, acha dificuldade com pequenas coisas, não deixando o sonho subir ao pódio, no mais alto grau que a gente pode chegar”. Em uma fala reflexiva, o Secretário encerrou suas palavras externando que “é preciso lutar para que os sonhos se realizem. E se um dia você quiser alcançar o que poucos alcançam, faça o que poucos estão dispostos a fazer.”

Para a Secretária de Educação, Dionir Rodrigues, “hoje, para obtermos bons resultados, termos uma gestão que preocupa com a qualidade do ensino, da aprendizagem e a qualidade de vida no ambiente de trabalho, é essencial. Resultado como este que estamos presenciando são ações pautadas e realizadas por equipes colaborativas”. Ela ainda acrescentou que existem pesquisas que apontam que a infraestrutura tem impacto direto na qualidade do ensino. Encerrou suas palavras, refletindo que o resultado da obra vai muito além da ampliação e organização daquela unidade.

Em seu discurso, a diretora das Escolas do Campo, Mirlene Moraes, ressaltou que, naquela escola, o Prefeito “concluiu o ensino fundamental I, realizou o sonho de estar prefeito, e, hoje, realiza também o sonho de profissionais e alunos desta comunidade”. Destacou, ainda, o desejo de viver a criatividade no espaço, bem representada na cor laranja, pintada em algumas paredes da escola. Ela encerrou suas palavras dizendo que acreditava que a escolha do dia do aniversário dele para a inauguração tem “um sentimento especial, por ser a escola que te revelou desde a mais tenra idade e pelo quanto você valoriza e acredita na educação como fonte de transformação das pessoas, das comunidades e do mundo”.

O evento também foi marcado pela presença de secretários municipais, dos vereadores Anderson Pereira e Geraldo Magela Lopes, e do Padre Armando, que celebrou uma missa na escola. Também estiveram presentes familiares do prefeito, moradores da comunidade, alunos, ex-alunos, colaboradores e ex-colaboradores da Escola Professor Carneiro Vidigal.

Publicidade