Com a curadoria de Alexandre Motta e José Junior, está aberta ao público até o dia 8 de abril, na Casa de Cultura de Santa Bárbara, a exposição “Mulheres em Gravuras”.
A mostra é de trabalhos relacionados a mulher para mostrar o protagonismo tanto de grandes personalidades femininas da história mineira, quanto de mulheres em sua vida cotidiana, com criações da artista Yara Tupynambá.
A artista demonstra através de seus quadros, uma visão afetiva e uma atenção clínica aos olhares das mulheres através das janelas de suas casas. Retratando a mulher comum como um ser que alimenta sonhos, vontades e esperanças, o feminino como parte da inquietude humana.
Na abertura da exposição, além da presença de Yara Tupynambá, participaram o prefeito Alcemir Moreira, a vice-prefeita, professora Dionir Rodrigues, secretários e servidores da Prefeitura.
Sobre a artista
Natural da cidade de Montes Claros, a pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora, Yara Tupynambá, iniciou sua carreira nos anos 50, na cidade de Belo Horizonte. Aos 17 anos começou a estudar Xilogravura com a artista Isabel Pedrosa. Depois disso, sua afinidade com a atividade artística só aumentou, e em 1967 se forma em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Hoje, a artista coleciona trabalhos reconhecidos internacionalmente. Seus trabalhos são caracterizados principalmente por desenhos e gravuras que retratam a terra e a história mineira. Como a origem dos sertões, as cidades do ciclo do ouro, a Inconfidência Mineira e também a antiga Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto.
Sobre a exposição:
A exposição “Mulheres Pelas Gravuras” está aberta a visitação na Casa da Cultura até o dia 8 de abril. Ela é fruto de uma parceria da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Desenvolvimento do Turismo e Esportes com o Instituto Yara Tupynambá.