Na noite da última quarta feira, 12, uma solenidade festiva marcou a abertura oficial da Fábrica Social – Centro Produtivo de Capacitação Profissional/Coworking Público de Confecção. Esse empreendimento tem a nobre missão de incluir social, econômica e produtivamente mulheres em situação de vulnerabilidade. Além de capacitar em costura, a sede de confecção contribuirá para a geração de empregos e renda, um verdadeiro presente para a população local.
A iniciativa é do renomado Instituto ITI e recebeu o indispensável apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), que liberou recursos no valor de R$ 1.834.909,56.
Ângela Andrelina de Souza Nunes, ex-aluna do Instituto ITI e hoje instrutora, ressaltou a importância da fábrica como um instrumento valioso para valorizar a população de Itabira. Ela exalta o fato de que o projeto vem capacitando mulheres que sempre tiveram seu acesso ao mercado de trabalho dificultado. “O instituto trouxe uma visão diferente, mostrou que o verdadeiro tesouro da cidade são as pessoas”, sintetizou Ângela.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Marco Antônio Lage destacou que projetos sustentáveis como esse contribuem para a diversificação da economia local. Ele defendeu a ideia de transformar Itabira em uma cidade empreendedora, solidária, cidadã, sustentável e inovadora. Os discursos seguintes seguiram na mesma linha, enaltecendo a importância de projetos com foco nas pessoas e que possam gerar emprego e renda para a população.
A Fábrica Social não só oferece capacitação como ainda vai gerar 50 empregos diretos. As costureiras são capacitadas pelo próprio instituto e terão a oportunidade de terem um emprego formal, gerando renda e dignidade. Até uniformes escolares da rede pública poderão ser produzidos no local.
Prêmio de empreendedorismo
A iniciativa da Fábrica Social rendeu para Itabira, no mês passado, o Prêmio Cidades Empreendedoras. Essa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cidade concorreu com outros 479 projetos inscritos e foi agraciada com o troféu de primeiro lugar na categoria “Melhor Iniciativa Empreendedora”.
E assim, Itabira reforça seu papel como uma cidade que se preocupa com a inclusão social e produtiva de sua população. Ser um empreendedor é também ser solidário e enxergar oportunidades onde muitos não veem. Parabéns à Fábrica Social e aos envolvidos nesse importante projeto!