Famílias de Bento Rodrigues recebem chaves de suas casas

Até esta sexta-feira, (28 de abril), foram entregues as chaves de cinco imóveis para quatro famílias.

Plataforma Recoloca Rio Doce tem mais de 500 vagas de emprego para Mariana
As vagas de trabalho são para as empresas contratadas pela Fundação Renova. Dentre elas estão aquelas que atuam nas obras dos reassentamentos coletivos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo
Publicidade _

Moradores do novo distrito de Bento Rodrigues, que manifestaram interesse, começaram a receber as chaves de suas casas nesta semana.
Até esta sexta-feira, (28 de abril), foram entregues as chaves de cinco imóveis para quatro famílias.

A mudança para o novo distrito acontecerá gradativamente, conforme a intenção das famílias, e será acompanhada pela Fundação Renova.
O reassentamento de Bento Rodrigues foi desenhado juntamente com os moradores.
“O novo distrito de Bento Rodrigues entra em uma nova fase com a entrega das chaves e o início das mudanças das famílias. O processo foi longo, mas o trabalho de construção teve como premissas o diálogo e o respeito às necessidades das famílias. Cada casa tem um projeto arquitetônico e construtivo individual e exclusivo. Todas as etapas foram debatidas, alinhadas e decididas em conjunto com os núcleos familiares”, afirma o diretor-presidente da Fundação Renova, Andre de Freitas.

Obras e serviços públicos

As obras de 123 imóveis foram finalizadas. Os equipamentos públicos tais como escola, postos de saúde e de serviços, estações de tratamento de água e esgoto estão prontos.
Eles entrarão em operação em parceria com a Prefeitura de Mariana de acordo com as necessidades do novo distrito.
Os serviços de telefonia serão operados pela Vivo. Já o sinal de internet está a cargo da Conecta Minas Telecom (CMT).

Para que os futuros moradores do novo distrito de Bento Rodrigues vivam em segurança, com conforto e bem-estar, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana desenvolvem uma série de iniciativas.

Assim, a limpeza urbana e coleta de lixo serão realizadas pela Prefeitura de Mariana, sendo que a varrição das ruas acontecerá uma vez por semana.
Entretanto, a Fundação Renova irá colaborar com esse trabalho colocando uma equipe para varrer e molhar as vias mais três vezes por semana.
Ficou definido que a coleta de lixo comum vai ocorrer às segundas e quintas-feiras a partir das 10 horas. Já a coleta seletiva será toda segunda-feira a partir das 9 horas.


Transporte, segurança e saúde


Quanto ao transporte público coletivo, o distrito terá uma linha de ônibus municipal para fazer o trajeto até o centro de Mariana e vice-versa.
Os horários e itinerários foram definidos pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Mariana, que levou em conta uma pesquisa de mobilidade feita com a comunidade.
Para garantir a segurança, a Guarda Civil Municipal estará presente em Bento Rodrigues fazendo o patrulhamento preventivo.
Haverá ainda um posto de segurança integrada para atuação conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e, além disso, serão instaladas câmeras de segurança em alguns pontos do novo distrito.
Quanto ao atendimento à saúde, uma unidade foi um dos primeiros bens públicos concluídos no distrito, e está sendo equipado com itens foram definidos previamente junto com a Secretaria Municipal de Saúde.
Assim, os moradores terão acesso a diversos serviços em saúde gratuitos, como atendimento clínico geral, fisioterapia, odontologia e outras especialidades.

Foto: Luan Guedes e Fundação Renova

Publicidade