Início Cultura Arte FAOP abre exposição com obras do acervo que trazem a paisagem em...

FAOP abre exposição com obras do acervo que trazem a paisagem em forma de arte

A Fundação de Arte de Ouro Preto traz ao público, a partir da próxima terça (11), na Galeria de Arte Nello Nuno, no Rosário, a exposição “A Paisagem no Acervo da FAOP – 1967 a 2005”. Contando com obras de artistas renomados, a mostra apresenta um recorte do acervo da Fundação em que a paisagem – natural ou construída – é o tema central. A intenção é transportar os visitantes para as lembranças, memórias, lugares e momentos vividos pelos artistas, como forma de eternizar suas recordações.

A coleção abrange obras produzidas num período de 53 anos e apresenta diversos estilos e diferentes linguagens artísticas, com foco na pintura e na gravura. A paisagem se apresenta ora por meio dos traços expressionistas de Carlos Bracher, ora pelas formas sólidas e marcantes de Fani Bracher, ou geometrizadas pelo olhar de Carlos Scliar ou, ainda, em uma versão deliciosamente gráfica no “Roteiro Etílico da Vila Rica de Ouro Preto”, de Nello Nuno, que durante o carnaval de 1967 registrou seu percurso de bar em bar pelas ruas da cidade a caminho de casa.

Todas as obras que compõem a exposição foram doadas pelos artistas, que marcaram, com o seu legado, a história da Fundação. São eles: Annamélia, Carlos Bracher, Carlos Scliar, Carlos Wolney, Fani Bracher, Fernando Lucchesi, Ismênia Brandi, José Alberto Nemer, Leonarda Lascalla, Márcio Sampaio, Nello Nuno, Renato Lima e Sussuca. A curadoria da mostra foi realizada pela artista plástica Ana Célia Teixeira, que além de professora da FAOP, é também é Assessora do Departamento de Promoção e Extensão Cultural da instituição.
 Com entrada gratuita e seguindo todos os protocolos de segurança, a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 13h às 17h; na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto. 

Medidas de segurança que serão adotadas

Para garantir a segurança dos visitantes e profissionais envolvidos, a reabertura da Galeria de Arte Nello Nuno respeitará os protocolos do plano Minas Consciente — proposta criada pelo Governo de Minas Gerais para a retomada das atividades econômicas em meio a pandemia do novo coronavírus. 

Entre as medidas que serão adotadas estão:

  • distanciamento;
  • uso obrigatório de máscara de proteção;
  • preparação de escalas para alguns ambientes;
  • uso do álcool em gel e termômetro;
  • limpeza dos espaços.  
Sair da versão mobile