FAOP acolhe duas exposições com a temática do bordado

Publicidade _

A Galeria de Arte Nello Nuno recebe, a partir desta terça-feira (11) com abertura às 15h, duas exposições apresentadas por alunas e ex-alunas do curso de bordado do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro (FAOP): o trabalho individual “Me Fazendo Caminho”, de Conceição Romualdo; e a produção coletiva “Bordado: Criação e Arte”, das turmas de 2014 a 2018.

Com curadoria das artistas plásticas e professoras, Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão, as obras revelam a possibilidade de desenvolvimento do bordado enquanto linguagem artística, para além do domínio técnico.

A exposição individual faz parte da série “A Menina do Cabelo de Flores”, alter ego de Conceição Romualdo, que narra com linhas e agulhas, lembranças de um tempo vivido com muitas alegrias, mas também com importantes perdas. Rachel Falcão explica que “conversando com ela sobre suas últimas produções – quase uma centena de bordados em torno da menina que traz na cabeça um jardim, ao mesmo tempo em que sempre buscou fazer do mundo seu quintal – lhe perguntei: ‘E esse aqui, Conceição? Me fala desse bordado bonito, de linhas fluidas, em que tudo é começo, meio e fim ao mesmo tempo…’. Ao que ela me respondeu: ‘Aqui sou eu, me fazendo caminho’. São, portanto, não apenas caminhos abertos, vividos e trilhados que apresentamos, mas vidas alinhavadas pelo bordado e que, por meio dele, buscam uma plenitude do existir”, comenta.

Com quatro grandes painéis, os trabalhos coletivos “Bordado: Criação e Arte” tratam de temáticas variadas, como a Estrada Real, os pássaros brasileiros, além dos artistas Guignard e Nello Nuno. Ana Célia Teixeira ressalta o processo de construção dessas obras. “As ideias brotam e a cada ano surge um novo painel. Agora vamos expor as quatro últimas produções do curso de bordado da FAOP. Um resultado que revela a beleza da coletividade, em que cada ideia se junta em um todo no final”, afirma. 

As duas exposições ficam abertas ao público até 30 de junho, e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; e sábado e domingo, de 13h às 18h, com  entrada  gratuita. 

FotoFilipe Barboza/FAOP



Publicidade