O proeminente conselheiro de saúde pública dos EUA, Anthony Fauci, apareceu neste domingo para confirmar uma notícia bombástica do New York Times, segundo a qual ele e outros funcionários do governo Trump recomendaram a implementação de distanciamento social para combater o coronavírus em fevereiro, mas foram rejeitados por quase um mês.
Fauci deu a entrevista no Estado da União da CNN. Perguntado por que o governo não agiu quando ele e outras autoridades o aconselharam, ele disse: “Você sabe … como eu já disse muitas vezes, olhamos para isso do ponto de vista da saúde pura. Nós fazemos uma recomendação. Muitas vezes, a recomendação é aceita. Às vezes não é.
“…É o que é. Estamos onde estamos agora.
Mais de 530.000 casos de Covid-19 já foram confirmados nos EUA , com quase 21.000 mortes. As autoridades esperam atualmente um número de mortos em torno de 60.000 em agosto .
O apresentador da CNN Jake Tapper perguntou se Fauci pensava que “vidas poderiam ter sido salvas se medidas de distanciamento social, distanciamento físico e permanência em casa tivessem começado [na] terceira semana de fevereiro, em vez de meados de março”.
“É muito difícil voltar e dizer isso”, disse Fauci. “Quero dizer, obviamente, você poderia dizer logicamente que, se tivesse um processo em andamento e iniciasse a mitigação mais cedo, poderia ter salvo vidas. Obviamente, ninguém vai negar isso.
“Mas o que entra nesse tipo de decisão é complicado. Mas você está certo. Quero dizer, obviamente, se tivéssemos, desde o início, desligado tudo, pode ter sido um pouco diferente. Mas havia muita contrariedade em fechar as coisas naquela época. ”
*Com informações The Guardian
Foto: Foto: Jim Watson / AFP via Getty Images