Entre os dias 19 e 28 de maio, as ruas históricas de Mariana foram inundadas por tradição, identidade, cultura e religião. A Festa do Divino Espírito Santo, comemoração do Pentecostes que encerra o Tempo Pascal da Igreja Católica, celebrou a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre Maria com missas, novenas, procissões e festas dos grupos de Congado. A religiosidade entrelaçada à tradição enfeitou e coloreou as ruas marianenses, proporcionando alegria e fé aos moradores da cidade.
No sábado (27), o XIII Encontro de Congados e a Festa da Bandeira do Divino Espírito Santo atraíram um grande número de pessoas para a recepção e concentração dos grupos de congados, que realizaram o cortejo até a Praça Minas Gerais. A Procissão Luminosa da Bandeira do Divino Espírito Santo seguiu pelas ruas do centro de Mariana até o Santuário de Nossa Senhora do Carmo juntamente com os grupos de Congado. Depois da Santa Missa e da Novena, houve o Levantamento do Mastro e Retreta pela Sociedade Musical São Vicente de Paulo.
No domingo (28), Dia de Pentecostes, os fiéis acompanharam a Procissão do Divino Espírito Santo pela manhã. O Cortejo do Imperador, dos Festeiros e da Confraria do Divino Espírito Santo, acompanhados pela Sociedade Musical União XV de Novembro, saíram da Igreja de São Pedro dos Clérigos rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Às 9h, foi realizado o tradicional Sorteio dos Festeiros e do Imperador para a Festa do Ano de 2024, seguido da Solene Missa Festiva, Benção dos Pães e das Medalhas e Coroação do Imperador.
Para o Padre Geraldo Buziani, Pároco e Reitor da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a Festa do Divino Espírito Santo é uma maneira sublime de manifestar a identidade histórica, cultural e religiosa de Mariana. Congados, músicas, danças e cores celebram um momento de esperança, alegria e renovação missionária. “A festa é uma memória e presença da graça de Deus. A comunidade cristã se alegrou e agradecemos a todos que colaboraram para a realização deste momento tão especial”, destacou.
A Festa do Divino Espírito Santo não apenas celebra a história e a cultura de Mariana, mas também renova a esperança, a alegria e a fé em Deus. A preservação dessa tradição é crucial para manter viva a identidade da cidade e fortalecer a crença na força do Espírito Santo para trazer coragem, amor e justiça às vidas de todos os moradores de Mariana. A equipe da Confraria do Divino Espírito Santo, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e da Prefeitura de Mariana merecem o nosso agradecimento pelo esforço e apoio na realização desta bela festa.