Aconteceu neste final de semana a Feira de Artesanato e Gastronomia da Rua Direita, com música, trabalhos manuais, aperitivos e cardápio do período junino, em ação da Secretaria de Cultura e Turismo.
“A Feira impulsiona a comercialização dos produtos artesanais e caseiros, além de auxiliar, indiretamente, as vendas nos comércios da Rua Direita. Também proporciona momentos agradáveis e é ponto de encontro da família marianense”, destaca Efraim Rocha.
Viviane Cardeiro, ressalta o resgate e a valorização da identidade e da cultura, representados, entre outros, pelo bordado do Clube Mães do Colinas, o umbigo de banana da FAM e o fígado com jiló da Feiramarte, que não são só produtos, mas sim costumes e características do marianense a representante da Feiras de Artes e Atelier (Fam).
Moradora de Pará de Minas, a técnica administrativa Soraya Araúja, elogiou a receptividade e a beleza da cidade. “Chegamos e viemos direto para a Feira. A comida é cheirosa e saborosa, a música ao vivo também é excelente, faz a gente querer ficar, admirar e morar nesta bela cidade”, comenta Soraya. Os cantores que garantiram a música elogiada pela técnica foram Vilma Borges e Toninho Batista.
A Feira é realizada em parceria com as associações Clube de Mães do Colina, de moradores dos distritos de Padre Viegas, Cláudio Manuel, Monsenhor Horta, além das instituições Feiras de Artes e Ateliê de Mariana (FAM), Feira Marianense de Arte, Artesanato e Antiguidade (Feiramarte) e do Movimento Renovador dos Artesãos de Mariana.
A próxima edição do evento mensal está prevista para 12 e 13 de julho, o tema será “Festa Junina” e contará com pratos, bebidas e brincadeiras tradicionais da festa de São João.
Foto: Daniel Almeida