Na voz da Érika Curtiss, os sucessos da MPB deram o tom de tranquilidade e aconchego tradicional das feiras de natal dos artesãos de Mariana. Repleta de barracas com belos pratos e produtos chamativos, a feira realizada no domingo, 8 de dezembro, na Praça Cláudio Manuel, contou com as associações de Padre Viegas, Monsenhor Horta e Cláudio Manuel.
A fim de valorizar e divulgar os produtos desenvolvidos pelos artesãos e produtores caseiros de Mariana, a feira natalina dos artesãos tem como objetivo também integrar as associações marianenses. De acordo com o secretário de cultura, Efraim Rocha, o evento é uma forma de fortalecer essas atividades. “Além de gerar renda e movimento, a Feira é um atrativo turístico que vem se firmando no gosto da população e dos visitantes”, destaca Efraim.
A dona da barraca de comida mais movimentada da Feira, Carolina Mendes, 37, reafirmou as palavras do secretário de cultura. “É uma forma de valorizar nosso trabalho que é manual, demanda tempo. A feira reconhece nosso esforço e carinho, além de divulgar os nossos produtos”, comenta Carolina, enquanto atende o farmacêutico, Vanderlei Machado, 72, que a parabeniza pelo tropeiro cheiroso. Morador de Mariana há décadas, Vanderlei parabeniza a realização e gestão do evento. “É uma forma de valorizar nossa identidade e nossa comunidade. É investimento, uma forma de pensar Mariana não só no presente, mas também no futuro”, pontua.
A FEIRA DE ARTESÃO – é um projeto da Prefeitura de Mariana em parceria com as associações: Clube de Mães do Colina, Padre Viegas, Cláudio Manuel, Monsenhor Horta, além das instituições Feiras de Artes e Ateliê de Mariana (FAM), Feira Marianense de Arte, Artesanato e Antiguidade (Feiramarte) e do Movimento Renovador dos Artesãos de Mariana.