A 32ª edição da Festa da Jabuticaba foi um verdadeiro sucesso, unindo gastronomia de qualidade, música envolvente e um ambiente acolhedor.
Realizado pelo Lions Club de Cachoeira do Campo entre os dias 8 e 10 de novembro, o evento atraiu mais de 25 mil pessoas ávidas por degustar os mais diversos pratos feitos à base de jabuticaba.
A programação, cuidadosamente elaborada para proporcionar ao público uma nova experiência, que oscilou entre o tradicional e o inesperado.
Oficinas de mudas de jabuticaba, workshops com chefs renomados e degustações de pratos especiais com combinações únicas foram algumas das atividades oferecidas. Os visitantes também puderam adquirir produtos à base de jabuticaba na Feira de Artesanato.
Os três palcos destinados à programação cultural receberam atrações variadas, desde o talentoso Palhaço Rodrigo Robleño, ex-integrante do Cirque du Soleil, até bandas de blues, jazz, soul, samba, forró e eletrônica.
O evento, encerrado com chave de ouro pela Lurex Queen Tribute, que levou uma multidão ao delírio. A abertura ficou por conta da rapper Maju, participante do reality musical “Nova Cena” da Netflix, ao lado de Iza Sabino. Maju, moradora de Cachoeira do Campo, destacou a importância do evento em sua carreira e na história da região.
A Festa da Jabuticaba é uma iniciativa do Lions Club de Cachoeira do Campo e da Prefeitura de Ouro Preto, com o apoio de importantes parceiros como Sicredi, BS, CDL Ouro Preto, Farid Distribuidora, Mirante do Espinhaço, Neo Minerals, Rede Pedrosa de Postos, Restaurante Bandeirantes e RLR Transportes.
Melhores produtos com base de jabuticaba
Vovó Pia, de São Bartolomeu, conquistou o 1º lugar na categoria de “Produto Inovação” com sua compota de jabuticaba.
A empresa É da Praça, levou o prêmio principal com seu excepcional licor de jabuticaba, enquanto a Lá do Pé foi coroada como a campeã na categoria de “Melhor Geleia de Jabuticaba”.
“A grande novidade para este ano e o próximo é que estamos planejando uma série de capacitações e parcerias para impulsionar a criação de mais inovações e garantir que essas novidades cheguem ao mercado. Nosso produto possui uma qualidade excepcional, digna de exportação, e estamos empenhados em expandir a produção para alcançar novos horizontes”, explicou Milsane Sebastião, curadora gastronômica do evento.
Melhor Geleia
- 1º lugar: Lá do Pé
- 2º lugar: Vovó Pia
- 3º lugar: Frutamais
Melhor Licor
- 1º lugar: É da Praça
- 2º lugar: Lá do Pé
- 3º lugar: Dululu
Inovação
- 1º lugar: Vovó Pia (compota)
- 2º lugar: Fassana (sorvete zero açúcar)
- 3º lugar: Brincando de Brincar (algodão doce de jabuticaba)
A Pérola Negra da diversificação econômica de Ouro Preto
O projeto “Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local” está transformando a região em um Arranjo Produtivo Local (APL), elevando a jabuticaba a um símbolo de identidade e desenvolvimento para Cachoeira do Campo e arredores, com a possibilidade de obter o selo de Indicação Geográfica (IG).
Diversas entidades locais e estaduais, como a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), apoiam o projeto Pérola Negra, financiado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FUNDES).
Ao integrar a IG e o APL na tradicional Festa da Jabuticaba, estamos impulsionando o impacto do evento, estimulando a economia local e ampliando o alcance cultural e turístico de Cachoeira do Campo.
O APL tem sido fundamental para organizar e mobilizar os produtores de jabuticaba, incentivando não apenas a fruta em si, mas também seus derivados inovadores, como licores, doces e vinhos. Além disso, o APL proporciona acesso a capacitações e treinamentos para aprimorar a qualidade dos produtos e fortalecer a comercialização durante a festa”, destaca Saulo Filardi, do Lions Club de Cachoeira do Campo.