Festa da Primavera será retomada em Santo Antônio do Leite

Festividade volta a acontecer depois de dois anos, tendo como tema "Reflorescer com a Primavera".

Gastronomia local, shows, apresentações circenses, oficinas para crianças e rodas de conversa sobre meio ambiente são alguns dos atrativos no distrito de Ouro Preto.
Publicidade _

O distrito ouro-pretano de Santo Antônio do Leite vai voltar a ser palco de uma das festas mais tradicionais da região dos Inconfidentes: A Festa da Primavera, depois de dois anos sem ocupar as ruas do “Leite” devido à pandemia da Covid-19, ressurge na cena, promovendo o reencontro da comunidade e de visitantes com a arte, cultura e as reflexões ambientais. A Festa será realizada neste final de semana (entre os dias 7 e 9) com as principais atividades no Alto do Cruzeiro, no bairro Chapada.
O espanhol e morador do distrito Manuel Garcia, um dos primeiros idealizadores do evento, afirma que “todo ano tem primavera, mesmo com as tragédias, a primavera sempre chega, sempre há um momento de florescimento, renovando as esperanças de um mundo melhor”.
Luiz Fortes, um dos organizadores desta edição, reflete que mais do que nunca a festa chega para encher o público de esperança. “A primavera é a estação em que tudo floresce, renasce, fica verde, colorido e alegre, por isso, após os últimos acontecimentos difíceis que passamos, queremos viver momentos mais alegres e lúdicos, nos enchendo de esperança e nos fazendo reconhecer o futuro do planeta, do meio ambiente e da nossa saúde”, diz.
A Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite teve início no final da década de 1980 por um grupo de moradores artesãos do distrito. Desde então, o evento é realizado de forma colaborativa, envolvendo a comunidade e com apoio de órgãos, empresários e moradores. Este ano, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, além da Fundação de Arte de Ouro Preto.

Santo Antônio do Leite

O distrito de Santo Antônio do Leite é conhecido pela intensa produção artesanal de joias em prata com pedras preciosas e semi-preciosas. Diogo de Vasconcellos, em sua publicação “História Antiga de Minas Gerais”, já mencionava o nome “Leite” para o arraial na Guerra dos Emboabas, entre 1707 e 1709. Provavelmente, a formação do arraial teve início nos anos de 1700.

Publicidade
_


Registros orais revelam que Oficiais da Tropa de Cachoeira do Campo passavam sempre pelo local, onde encontravam leite de boa qualidade das fazendas da região. Assim, passaram a chamar o lugar de “Leite”. O nome “Santo Antônio do Leite” surgiu a partir da devoção ao santo e da construção de uma capela em sua homenagem, em 1858. O templo foi ampliado ao longo dos anos.
A partir da década de 1970, aterrissaram no distrito visitantes de outros países atraídos pela tranquilidade do lugar. Os novos moradores viviam sob a bandeira da cultura hippie. Os recém-chegados se juntaram aos moradores locais e criaram a Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite, conhecida pelos mais antigos como “Woodstock de Minas”.

Programação:

Sexta-feira 07/10 – 18h às 00h

18h às 22h – Barraquinhas de Culinária e Cervejas Artesanais

18h30 – Abertura com exibição de vídeo com depoimentos dos primeiros organizadores

18h45 – Exibição de curtas: Histórias à lenha sobre as cozinheiras de Sarandira – Carabina Filmes

19h00 – Show Cono e Dodô com convidados locais

20h30 – Show Eduardo Sanna and The Blues Boys

22h00 – Show Outdoors – Tributo a The Doors

23h00 – DJ – Psy Dani

Sábado – 08/10 – 08h às 00h

08h00 – Expedição Ecológica Primavera

09h00 – Meditação, Yoga e Quick massage

10h às 22h – Feira Livre Produtos e Artesanatos Locais

10h às 12h – Oficinas para crianças

10h às 12h – Troca de Mudas e Roda de Conversa sobre as Águas do Leite – Mediador Ronald Guerra

11h às 15h – Brinquedos para crianças

12h às 00h – Barraquinhas de Culinária e Cervejas Artesanais

16h00 – Apresentação de Dança: Tribo Ansata

17h30 – Show Sol Cigano

19h30 – Show Kastora dos Anjos e convidados

21h00 – Intervenção Malabares com Fogo e DJ

22h00 – Show Pássaro Vivo – Tributo à Secos e Molhados

Domingo – 09/10 – 10h às 19h

10h às 18h – Feira Livre Produtos e Artesanatos Locais

11h às 19h – Barraquinhas de Culinária e Cerveja Artesanais

10h00 – Tai Chi e Quick Massage

11h às 15h – Brinquedos para as crianças

10h às 12h Oficina de Arte

10h00 – Oficina de circo para crianças – Nomas Trupe

11h00 – Apresentação Circo Nomas Trupe

12h00 – Show Sr. Didico do Bandolim

15h30 – Show Eita Pife

16h30 – Bloco Maracatrupe

17h30 – Bloco Urucum

Foto: Rafael Campos

Publicidade