Início Cidades Ouro Preto Festa do Reinado abre o calendário cultural de Ouro Preto

Festa do Reinado abre o calendário cultural de Ouro Preto

A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é um dos maiores eventos tradicionais de Ouro Preto e tem uma das celebrações do Congado mais importantes do Brasil, declarado patrimônio imaterial da cidade de Ouro Preto em 2019. As festividades têm abertura no dia 05 de janeiro de 2020, e encerramento no dia 12 de janeiro, dia festivo, com o cortejo das guardas de congado pelas ladeiras históricas.

O Congado tem suas origens nos antigos reinos do Congo, Moçambique e Angol. Os registros apontam que a festa é realizada pela primeira vez no Brasil há 600 anos, tornando-se uma tradição da fé afrodescendente.

“É de grande importância a festa do Reinado, pois através dessa festividade mantemos viva a memória dos nossos ancestrais. Louvando, cantando e dançando em honra a Nossa Senhora do Rosário Santa Efigênia e São Benedito”, explica Kedison Guimarães, Capitão da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, que completa: “Tal fé que nos mantém firme na caminhada. Tiraram nossos ancestrais da África, mas não tiraram a África de nós. Ela continua ecoando dentro de nossos corações e mostramos está Fé que Canta e Dança, através da Batida de nossos tambores”.

Para Kátia Silvério, presidente da Associação dos Amigos do Reinado (Amirei), “fazer parte na preservação e perpetuação da nossa cultura afro-brasileira e divulgar a cultura negra, que é um dos pilares do povo de Ouro Preto, transita pela cultura oral, local, identidade e patrimônio, demonstrando que o Congado é mais que uma festa, ele é resgate, educação, empoderamento. Ele é a vida de nossos ancestrais ASÉ”.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, lembra que neste ano a festa apresenta duas singularidades: “faremos a entrega do título de Patrimônio Imaterial da Festa e também faremos a entrega da Casa de Cultura Negra, um projeto pioneiro no país, onde todo o paisagismo está sendo feito com plantas ligadas à cultura afro”.

Sair da versão mobile