Festa para os devotos: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é reaberta

Uma das atrações do turismo e da religiosidade em Mariana, Igreja ficou anos fechada para obras de restauro, mas volta com toda sua exuberância.

Foram descobertas durante as obras, diversas pinturas escondidas há mais de 200 anos, atrás dos altares da igreja.
Publicidade _

A quinta-feira foi marcada por entregas de obras de restauro na região: No mesmo dia do retorno às atividades religiosas na Matriz de Santo Antônio, no distrito de Glaura, em Ouro Preto, foi realizada a cerimônia de entrega das obras de recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana.

Após três anos interditada para obras, uma cerimônia marcou a reabertura da igreja, que teve presença do Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, a Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MG), Larissa Peixoto, a Superintendente do Instituto, Debora França, o Deputado Federal, Marcelo Álvaro, o Deputado Estadual, Bruno Engler, dentre outras personalidades.

A obra, que se iniciou no ano de 2016, determinou a recuperação do forro da capela-mor, altar-mor, oito retábulos colaterais, arco-cruzeiro e imagens, valorizando a paisagem colonial de destaque da arte religiosa mineira, que conta com os altares belíssimos esculpidos pelo português Francisco Vieira Servas, falecido em 1811, além do forro da capela, elaborado pelo pintor Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde. Desta forma, o restauro enalteceu os trabalhos de dois dos mais importantes artistas do período, ambos responsáveis pelas características do Barroco Mineiro e do Espírito Rococó vigente em Minas Gerais. Além destes detalhes, foram descobertas durante as obras, diversas pinturas escondidas há mais de 200 anos, atrás dos altares da igreja.

Publicidade
_
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, um dos mais atraentes pontos turísticos da cidade de Mariana, passou por um grande restauro dos elementos artísticos integrados na igreja.

Após esta fase, um novo restauro aconteceu na igreja, agora se tratando de uma obra civil, iniciada em 2019. A nova obra se deu pela necessidade de preservar o rico patrimônio garantido na paróquia, com o intuito de expandir os interesses para além da comunidade católica, tornando um elemento nacional de interesse turístico acessível.
Assim, além da reforma da estrutura, que contou com uma nova pintura, recuperação do piso, que estava apodrecido, novos barrotes e reparos onde havia necessidade, banheiros para portadores de necessidades especiais e rampas em pontos de acesso foram instalados. A fiação elétrica, sonorização e sistema de segurança do local, reparação da torre do sino e o telhado também foram designados para reparos.

O contrato para reforma foi realizado em 2018, contando com diversas equipes devido a atenção indispensável. A verba de 2 milhões de reais foi cedida pelo Governo Federal, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O IPHAN também esteve presente em todos os momentos da reforma, fiscalizando e orientando durante o processo.

Os inúmeros restauros que acontecem no município preservam as belezas do rico patrimônio marianense.

Durante a cerimônia de entrega desta importante igreja, diversas personalidades e devotos do município tiveram a oportunidade de conhecer o novo templo. “Muito importante o que aconteceu aqui hoje e vem acontecendo em diversos patrimônios do município. Muitos de nossos prédios são tombados a nível nacional, Mariana merece esse cuidado, com o tempo as coisas desgastam, é muito importante investir na preservação destes patrimônios históricos”, declarou Lélio Pedrosa.

Mariana tem investido recursos no patrimônio histórico da cidade que tem diversos pontos turísticos, no sentido de buscar visitantes de todas as regiões. Os inúmeros restauros que acontecem na cidade preservam as belezas do rico patrimônio do município.

Foto: acom/PMM

Publicidade