A cidade de João Monlevade se prepara para receber a segunda edição do Festival Baobá – Pretas Tradições, que promete agitar a região.
O evento, que acontecerá de 14 a 16 de junho, terá uma apresentação especial do rapper mineiro Djonga. Ele se apresentará no sábado, 15 de junho, às 20h30, na Praça do Povo.
O Festival Baobá é uma iniciativa da Prefeitura e da Fundação Casa de Cultura que honra as tradições culturais afro-brasileiras e visa se tornar uma referência regional.
O Festival Baobá terá vários espaços exclusivos, como Beleza Preta, que tem esteticistas especializados em pele e cabelos negros; Erê, que é um local para crianças se divertirem e ouvirem histórias africanas; Negras Letras, uma tenda de autores negros; e Afrogastronomia, que serve pratos típicos de quilombo.
Intervenções cênicas mambembes com artistas negros e pintura corporal étnica neon enriquecerão a experiência cultural dos visitantes.
O festival também oferecerá oficinas entre os dias 17 e 28 de junho, incluindo o “Laboratório de linguagem: ritmo, corpo e palavra” com Babilak Ba, danças afro-brasileiras com Evandro Passos, e capoeira com Mestre João Angoleiro.
“Acredito que o Festival Baobá é uma celebração de resistência, esperança e desenvolvimento humano. Reúne tradição e inovação, com muita diversidade. Com a participação de um grande time de artistas e coletivos locais, além da mobilização social, o festival tem um ótimo impacto na cadeia cultural e no comércio em geral. Estamos ansiosos para receber todos vocês e fazer parte dessa festa revolucionária”, declarou a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado.