Festival de comidas típicas em Santo Antônio do Salto movimenta o distrito no final de semana

Publicidade _

O distrito de Santo Antônio do Salto alegrou-se neste domingo, 21 de agosto, com o 18º Festival de Cultura e Culinária Típica que é realizado na região desde 2003. Com apoio da Prefeitura Municipal e de vários outros parceiros, o evento conta com o trabalho e união de toda a comunidade é considerado o primeiro festival de culinária de Ouro Preto.

De acordo uma das organizadoras do evento, Eliane Martins Mota, o festival surgiu de uma conversa entre a companhia, que administrava as usinas elétricas do distrito na época, e a comunidade, que buscavam outros caminhos para o progresso local. “Surgiu então a ideia de fazermos uma pequena mostra de comida típica”. Eliane disse que, passados alguns anos, as localidades vizinhas gostaram da invenção e criaram as suas versões.

O Festival deste ano de 2022 atraiu pessoas de várias localidades a partir da sua programação que contou com concurso de comida de barraquinha, shows musicais, apresentações culturais, exposição de artesanato, concurso de comida de barraquinha, além de missa e apresentação da tradicional Charola de Nosso Senhor dos Passos (espécie de padiola em que as imagens sacras são transportadas durante as procissões).

A ser indagada sobre o que achou do evento deste ano, Eliane disse que “foi ótimo”, apesar dos outros festivais que estavam acontecendo no Município. Além disso, ela agradece a Prefeitura por todo o apoio.

O concurso de comida de barraquinha classificou em 1º lugar a “Barraca do Umbigo de Banana”; 2º lugar a “Barraca da Feijoada” e 3º lugar a “Barraca do Bambá de Couve”. As premiações, conforme de costume, são simbólicas e funcionam como forma de incentivo aos participantes.

Atrativos turísticos

Além das belas paisagens naturais do local, o distrito abriga o Memorial do Tropeiro Theodoro de Souza, localizado na praça, ao lado da Igreja de Santo Antônio. No Memorial, que leva o nome do tropeiro natural do distrito de Santo Antônio do Salto, está exposto o seu acervo pessoal. Theodoro doou todo o conjunto para a Prefeitura antes de falecer, a fim de que fosse preservado e difundido por meio de um memorial, já que o tropeiro era considerado grande mestre de ofícios, benzedor da região, além de trabalhar com marcenaria, ensinando o ofício aos jovens.

O distrito de Santo Antônio do Salto possui uma marcante religiosidade, sendo a festa do santo padroeiro, em 13 de junho, uma delas. O festejo é marcado por uma festa junina que toda a comunidade participa, além de receber muitos visitantes. A localidade dedica-se à agricultura, principalmente à produção de banana, pecuária, artesanato, entre outros artefatos e cultivos.

O povoado da região se deu no século XVIII com a Fazenda do Salto, onde havia a prática da mineração e cultivo de plantações. O local continha uma ermida dedicada a Santo Antônio que foi modificada ao longo dos anos e que desde 1938 ganhou a forma atual.

Publicidade