A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) lançou o edital de seleção artística para o 74º Festival de Inverno de Itabira. As inscrições acontecem totalmente online https://fccda.com.br/novo/licitacoes/8070/ . Os interessados podem encaminhar seus projetos até o dia 04/06/2021.
Não será necessário enviar nenhuma documentação física para a seleção via edital, pois todo o processo será feito pela internet. Dessa forma, a FCCDA pretende facilitar as inscrições de propostas artísticas e eliminar o uso excessivo de papel, além de promover o distanciamento sanitário..
Com isso, produtores, artistas e grupos culturais precisarão preencher um formulário online e, junto a ele, anexar a documentação exigida (digitalizada e em formato PDF) e os materiais de comprovação de cada projeto — sempre, claro, obedecendo as regras do edital.
Para o envio desses materiais de comprovação (como fotos, músicas e vídeos) serão usados serviços de compartilhamento de arquivos, a exemplo do Google Drive, DropBox e WeTransfer. Essas plataformas geram um link que deve ser informado no momento da inscrição.
O festival acontece entre os dias 15 e 31 de julho, com o tema: Resistência Cultural – Onde está a Cultura?
A proposta do 47º Festival de Inverno de Itabira é de fortalecimento do setor cultural, neste período de pandemia, buscando dialogar com as questões políticas, culturais e de resistência cultural.
Entendem-se como resistência todas as ações e atividades culturais que permanecem em atividades em nosso território, buscando questionar einspirar um robusto debate dentro e fora das esferas da ciência social e política.
O Festival terá como eixos três significados, sendo:
1- O Lugar Biológico, referindo-se ao processo de pertencimento e preservação – Nossa Aldeia – (Onde está a Cultura);
2- O lugar Antropológico, referindo-se às diversas manifestações culturais, e como se dão os envolvimentos sociais no desenvolvimento cultural – (Quem são os atores culturais);
3- O Lugar Concreto, referindo-se aos significados artísticos referentes aos produtos culturais e às coisas (difundir artes, músicas, espetáculos, poesias, entre outros da cena itabirana).
A fundamentação dar-se-á diante do histórico de lutas que o setor cultural itabirano vivencia até a presente data. A intenção do festival passa a ser a formação ampla perante a metodologia de interrogações sobre o setor cultural itabirano, buscando elucidar o ambiente e florescer oportunidades nessa resistência do setor, o que pode trazer caminhos para a diversificação econômica local.
Os diálogos serão uma fonte de oportunidades para se compreender as circunstâncias e os padrões de comportamento ligados aos participantes e verificando como a resistência manifesta-se, através de que meio.
PARTICIPANDO DA SELEÇÃO
Podem se inscrever quaisquer profissionais, seja pessoa jurídica ou Microempreendedor Individual (MEI) seja pessoas físicas, nacionais ou estrangeiras, desde que residentes no Brasil ou que exerçam suas atividades regularmente, individualmente ou em grupo.
Edital: https://fccda.com.br/novo/licitacoes/8070/
Foto capa: Câmara dos Deputados