Festival Estrada Real chega a Ouro Preto e Mariana

Apresentações são imperdíveis e dominam a cena cultural em Mariana e Ouro Preto neste mês de Maio.

Festival Estrada Real, tem grandes atrações. Chico Lobo faz apresentação no Teatro Municipal de Mariana, no domingo, dia 22.
Publicidade _

Com um início realizado no mês de abril em Tiradentes, o festival que celebra a diversidade da música e do folclore brasileiro, tem programação em Ouro Preto e Mariana a partir do dia 20 de maio.
Seu repertório viaja no folclore brasileiro e seus principais autores, transitando pelos chorinhos, modinhas e lundus, percorre os períodos colonial e imperial, até chegar aos dias atuais. A arte e a música dão o tom no festival.

Durante três dias, 20, 21 e 22 de maio, sexta a domingo, o público irá assistir shows com grandes atrações da música instrumental, como Toninho Horta, Nivaldo Ornelas e Kiko Continentino, Marcel Powell e Juarez Moreira, além de talentosos músicos locais, como o grande violeiro Chico Lobo, o Quarteto Áurea Música, o grupo barroco Arandela, a música antiga do Modus Novus, a Sociedade Musical São Sebastião e a organista e cravista Josinéia Godinho.

Em Ouro Preto, o evento acontece a partir do próximo dia 20, às 18h, com apresentação de Áurea Música, na Igreja de São Francisco de Assis. O quarteto é formado pelas instrumentistas Salomé Viegas (flauta), Maria Amélia Viegas (cravo/órgão), Elisabete Mendonça (soprano) e Ana Júlia Chinelato (violoncelo).
No mesmo dia, às 20h, Toninho Horta se apresenta na Casa da Ópera, com entrada por ordem de chegada.

Publicidade
_

No dia seguinte, às 16h 30, acontece o espetáculo com o Quarteto Arandela, na Igreja São José, com mostra das obras de compositores dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época (réplicas de originais tocados no período.
Logo após, às 20h, Nivaldo Ornelas e Kiko Continentino mostram seus talentos na Casa da Ópera. No espetáculo, o jazz domina a cena com o saxofonista/compositor e o pianista e tecladista.
No domingo (22) as atividades se encerram na cidade com apresentação da organista e cravista Josinéia, às 11h,na Igreja do Rosário. A musicista, desde agosto de 2000, está radicada na cidade de Mariana, colaborando na apresentação dos concertos do órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé.
Mariana
Na cidade, a programação também inicia-se no dia 20, com o grupo Modus Novus mostrando seu talento na -Igreja do Carmo, às 18h 30.
No sábado, às 16h, na Igreja da Confraria tem apresentação do quarteto Áurea Música, formado pelas instrumentistas Salomé Viegas (flauta), Maria Amélia Viegas (cravo/órgão), Elisabete Mendonça (soprano) e Ana Júlia Chinelato (violoncelo).
Prosseguindo, Marcel Powell e Juarez Moreira tocam o violino e o piano no Teatro Municipal de Mariana às 18h.

Filho do violonista e compositor Baden Powell e irmão do pianista Philippe Baden Powell, Marcel Powell se associou ao violonista, guitarrista e compositor mineiro, da cidade de Guanhâes, para juntos formarem um dupla de grande talento e belas interpretações de cantores e compositores brasileiros.

As atividades se encerram em Mariana no domingo (22) com apresentação da Banda de São Sebastião, às 11h, na Praça dos Jardins.
Às 18h, no Teatro Municipal de Mariana, Chico Lobo, um dos grandes intérpretes da cultura popular brasileira, desfila seu talento no palco do teatro.

O Festival Estrada Real é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, sendo franqueado ao público. Toda a programação do evento pode ser acessada através do site www.festivalestradareal.com


Foto: Divulgação

Publicidade