De 9 a 23 de dezembro, acontece em Santa Bárbara o Festival FelizCcidade que terá muita cultura por todos os cantos.
O festival acontece em comemoração aos 319 anos da cidade histórica.
Ele oferece atrações musicais, teatrais, espetáculos circenses, danças, oficinas criativas e exposições de artesanato, gratuitamente.
A 2ª edição do festival busca resgatar a essência da identidade, os valores arraigados e a riqueza cultural que caracterizam a cidade.
Durante oito dias de programação, a expectativa é de que a cidade receba um público de 8 a 12 mil pessoas, contando com moradores e visitantes.
As atividades incluirão a realização de 20 apresentações artísticas.
Serão intervenções de rua, teatro, artes plásticas, dança, oficinas, música, exposições, feiras de comidas típicas e artesanato.
As atrações vêm de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Ouro Preto, Catas Altas, Ipatinga, Betim, Mariana, além, é claro, da própria Santa Bárbara.
De Mariana participa a Incrível Banda.
“A ideia é proporcionar momentos de lazer e interação que atendam tanto aos moradores quanto aos visitantes de outras cidades e da região”, explica a gestora da Adesb, Neide Silva.
Assim, a programação – abrangente e diversificada – foi escolhida justamente para atrair esse público e oferecer a eles um entretenimento de qualidade.
As intervenções acontecem em ambientes variados, tanto ao ar livre quanto em locais fechados.
O objetivo é oferecer uma experiência enriquecedora que enalteça a história e a cultura da cidade.
Busca ainda fomentar a economia criativa local, promovendo a valorização dos talentos artísticos presentes na comunidade.
Isso para resgatar a identidade, valores e cultura locais da cidade, culturalmente muito rica.
Espaços
As crianças vão poder se divertir com a Intervenção Piratas a bordo com Coletivo Arte Movi, de Catas Altas; o Espetáculo Teatral “O Pequeno Príncipe de Papel” com o Grupo Girino de Belo Horizonte; ou com a Bonecoteca Nana de Betim.
Para a família, o Festival apresenta Show Musical “Resistir para lutar resistindo” com a banda Gongadar de Sete Lagoas; a Intervenção de Cultura Popular com o Grupo de Congo de Santa Bárbara; ou Espetáculo de Dança Urbana “Equilíbrio e Histórias” com o Grupo Soul Guetto de Belo Horizonte.
A programação completa pode ser conferida no Instagram do Festival FelizCidade.
O Festival é realizado pela Adesb (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara.
Foto: Marcos Du/Divulgação