A fim de fomentar a interação entre palestrantes e público durante o Festival Gastronômico – edição 2023, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, realizou uma oficina e dois painéis nos dias 7, 8 e 15 de maio, com foco no ciclo dos alimentos.
No primeiro dia, cerca de 25 pessoas foram guiadas na colheita de alimentos não-convencionais na Fazenda Caco de Cuia, em São Gonçalo do Bação, seguida de uma refeição coletiva preparada pela nutricionista e especialista em Panc’s, Neide Rigo, que demonstrou alternativas para a cozinha circunstancial.
O painel “Vem comer que a comida está na mesa”, realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas, no dia 8 de maio, debateu a relação afetiva com a comida, o acesso a alimentos ultraprocessados e a falta de conhecimento da população sobre alimentos nutritivos e disponíveis na natureza. A nutricionista e especialista em Panc’s, Neide Rigo, ressaltou a importância de manter a conexão com plantas tradicionais e preservar a relação afetiva, cultural e familiar com a comida.
Já no painel “O novo caipira”, realizado também na Casa de Cultura, no dia 15 de maio, o chef de cozinha e microprodutor rural, Rafa Bocaina, falou sobre as novas possibilidades econômicas no contexto da cultura caipira e a valorização dos sistemas produtivos em pequenas propriedades rurais e na agricultura familiar.
A Secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo, destacou a importância do Festival Gastronômico em ampliar o debate sobre o alimento e fortalecer a cadeia de consumo, capacitando os pequenos produtores. A grande final do festival será nos dias 17 e 18 de junho, no Complexo Turístico da Estação.
Em resumo, o Festival Gastronômico de Itabirito se destaca por sua pluralidade e iniciativas valorosas, que promovem a capacitação da economia criativa e fortalecem toda a cadeia de consumo.