Filme explica por que preços dos combustíveis e do gás sobem tanto; assista

Vídeo mostra drama de trabalhadores e a responsabilidade do governo na alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha

Só este ano a gasolina teve seu preço elevado em 31,2%, enquanto o diesel subiu 28%. - Marcelo Camargo/Agência Brasil
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O documentário A Mentira Como Combustível é uma exposição didática sobre o impacto da alta dos combustíveis na vida dos brasileiros. O filme esmiúça a política de preços da Petrobras e desconstrói as mentiras do governo de Jair Bolsonaro para justificar a facada nos consumidores. Desse modo, retrata, o drama dos trabalhadores que dependem da gasolina e do gás de cozinha para viver imposto pela política de desmonte da mais importante empresa pública brasileira. O curta-metragem pode ser visto abaixo, pelo canal da TVT no YouTube. 

A produção é uma iniciativa da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro). E desenha a relação entre o empobrecimento do trabalhador e a explosão dos preços. Ao abastecer o carro com 35 litros de gasolina, o motorista brasileiro compromete 25% do salário-mínimo. Já em países como Estados Unidos, Itália e Argentina esse percentual fica entre 3% e 6,2%.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, afirma que o documentário cumpre o papel de explicar como o governo Bolsonaro é a maior responsável pelos preços elevados. De acordo com Bacelar, o presidente da República mente dizendo que a culpa é dos governadores por conta do ICMS. Mas também ao afirmar que a Petrobras “é um problema para o Brasil”.

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“A política de paridade faz com que os valores da gasolina, diesel e gás de cozinha estejam variando quinzenalmente aqui no Brasil. Enquanto importadoras instaladas no país trazem derivados de petróleo de fora, porque as refinarias da Petrobras estão sendo subutilizadas”, explica o sindicalista à jornalista Adriana Maria, da TVT – em reportagem que você pode assistir aqui.

Desafios para o futuro

O documentário traz o cotidiano dos caminheiros. E, ainda, como o preço da gasolina prejudica quem trabalha como motorista de aplicativos e não consegue mais bancar as despesas com o automóvel. “Eu conseguia pagar o aluguel do carro, conseguia manter o carro com combustível e com todas as manutenções e tirava uma grana razoavelmente boa. Hoje, não”, lamenta o motorista Francisca Pereira, que há três anos fazia as suas corridas com um veículo alugado.

Desde 2020, a FUP tem realizado ações de distribuição de gás a preço justo em comunidades e periferias do país. Deyvid Bacelar relata que, durante esses momentos, os petroleiros explicam às pessoas por que o gás de cozinha poderia ser vendido a R$ 50. “Não tem justificativa termos uma empresa que tem mais de dois terços de todos os seus custos em real, mas haver a dolarização dos combustíveis no Brasil”, diz.

O coordenador da FUP afirma que para os próximos anos são muitos desafios, entre eles a retomada da Petrobras. “Será necessário termos um processo de reestatização daquilo que foi privatizado nos governos Temer e Bolsonaro de forma ilegal, para que o Estado brasileiro possa ter esses instrumentos na mão direcionados ao desenvolvimento econômico e social do nosso país. Além disso, essa política de preços precisa ser alterada”, finalizou.

Assista:

Fonte: Brasil de Fato

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