Os profissionais da fiscalização da Prefeitura de Itabirito vêm se organizando, de forma escalonada e em diversas localidades para evitar a disseminação da pandemia e levar conscientização à população.
São 7 fiscais que trabalham divididos em escalas, vistoriando bares, restaurantes, supermercados e comércio em geral, finalizando sempre às 23h, quando a GM volta para sua sede.
A Prefeitura determinou que os estabelecimentos do ramo de alimentação e bebidas funcionem até as 22 horas para colaborar com a economia local porque entendemos que as pessoas precisam trabalhar”.
Porém, é importante enfatizar que, para que o funcionamento dos estabelecimentos ocorra é necessário seguir todos os protocolos estabelecidos. Locais que forem fiscalizados e estiverem em descumprimento com alguns dos protocolos podem receber notificações, multas, ser imediatamente fechados ou até a cassação do alvará de funcionamento.
Transporte público
A diminuição dos horários de circulação dos transportes também foi uma das ações da Prefeitura Municipal para inibir que as pessoas circulem, evitando a formação de aglomerações, tanto em vias públicas quanto nos comércios. Os veículos devem circular com um número pequeno de pessoas, mantendo afastamento entre as poltronas e janelas abertas para a circulação de ar.
Segundo a prefeitura, se houver muitos horários, as pessoas vão circular mais e a população deve entender que a diminuição de horários é para evitar a circulação de pessoas e não se lotarem os os veículos. Melhor ficar em casa.
Gradis nas praças e desrespeito
Após várias ocorrências de aglomerações nas praças, com som alto e consumo exagerado de bebidas alcoólicas, programadas em redes sociais, a Prefeitura instalou gradis nestes locais. A administração repudiou o comportamento ao afirmar ainda que vai “interferir” sempre que necessário para fazer valer a proibição.
Casos Covid-19
Em Itabirito,19 pessoas vieram a óbito devido a doença. Nesta data, 13 pacientes estão internados em unidades de saúde pública e privada da cidade e em Ouro Preto, dois pacientes estão em CTI de rede pública. Mais de 3630 pessoas contraíram a doença, sendo que delas, 3358 confirmados e já recuperados, dos quais 201 necessitaram internação hospitalar.