Folia do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu se apresenta na Casa de Gonzaga

Apresentação faz parte dos preparativos para a Festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo, que acontecerá nos dias 19,20,21 e 24 de agosto no distrito

Foto: Peterson Bruschi
Publicidade _

A Folia do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu realizou uma apresentação ou “toque” na Casa de Gonzaga, sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Esta apresentação faz parte dos preparativos para a Festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo, que acontecerá nos dias 19,20,21 e 24 de agosto no distrito.

A bandeira tem uma importância fundamental na Festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo, que acontece sempre no mês de agosto, no distrito de São Bartolomeu. A saída da bandeira com os festeiros da Folia do Divino Espírito Santo marca o início da Festa e constitui um ritual que remonta às suas origens, no século XVIII.

Nos meses que antecedem a celebração em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo, a Folia visita as casas da comunidade, povoados, distritos próximos a São Bartolomeu e outras cidades, para a arrecadação de donativos que são revertidos para custear a festa. Os foliões percorrem o trajeto tocando instrumentos musicais e cantando hinos em louvor ao Divino Espírito Santo e ainda anunciam sua chegada. Eles são recebidos por cada família local e depositam sua doação para a celebração do Divino Espírito Santo.

Publicidade
_

Sobre a Festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo

Durante o mês de agosto, acontecem os festejos solenes em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo, no distrito de São Bartolomeu. As celebrações ocorrem com programação religiosa e muitas atrações culturais que movimentam a localidade e mantém acesas suas tradições. Neste ano, a Festa será celebrada nos dias 19, 20, 21 e 24 de agosto,sendo esta última data, o Dia do Padroeiro do distrito: São Bartolomeu. Veja a programação completa.

As Celebrações do Divino Espírito Santo, em São Bartolomeu, constituem o quarto processo de registro de patrimônio imaterial de Ouro Preto, inscrito no Livro de Registro dos Saberes e Celebrações e homologado pelo Decreto Municipal no 3.956/2014. A Manifestação recebeu cuidadoso estudo e vem sendo acompanhada pelo Programa de Patrimônio Imaterial através de contatos com seus agentes, proposição e execução de planos de salvaguarda.

Exposição Virtual

Veja a exposição virtual sobre a Festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo realizada pela historiadora Bárbara Mançanares, com apoio do Instituto Cultural Vale. Registrada como Patrimônio Imaterial do município de Ouro Preto, em 2014, a Festa do Divino Espírito Santo realizada em São Bartolomeu, representa traços de herança histórica preservada, representada e modificada através das vivências cotidianas. Esse trabalho analisa a Festa como cultura, patrimônio e museu a céu aberto de São Bartolomeu, pautado nas categorias de potencialidade, criação e valor que compõe o evento, além das origens da devoção no Brasil.

Acesse pelo link: Exposição Virtual Festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo.

Publicidade