O programa Força Local completa 3 anos nesta semana com a Samarco e suas contratadas desembolsando mais de R$ 2 bilhões.
Os recursos foram em compras de materiais e serviços com 2.800 fornecedores locais.
A iniciativa foi criada a fim de contribuir com o desenvolvimento das empresas e da força de trabalho.
Ela fomenta o desenvolvimento socioeconômico dos territórios onde a empresa atua em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Desde outubro de 2020 mais de 160 empresas foram certificadas no pilar de desenvolvimento e qualificação.
Isso impactou mais de 14 mil pessoas em Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais, e de Anchieta, Piúma e Guarapari (ES).
O programa disponibilizou 650 vagas de cursos de capacitação profissional nos dois estados.
Mais de 3.650 pessoas participaram de palestras e workshops promovidas pelo programa.
“Participar do Força Local foi um divisor de águas. Somos atuantes e atentos a todas as ações oferecidas como lives e cursos, focadas no nosso desenvolvimento, para que estejamos sempre aptos a atender as demandas”, ressaltou o proprietário da Mega Distribuidora, Rodrigo Viana, empresa de Guarapari (ES).
“A caminhada junto ao Força Local tem sido bastante agregadora para a nossa empresa, uma vez que nos permite aprimorar aspectos como gestão por resultados, liderança, cultura organizacional e governança corporativa”, destacou o gerente da JM Serviços, Daniel Bastos, de Santa Bárbara.
Parceria com o Sebrae
Em julho deste ano a Samarco firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo é promover ações destinadas ao desenvolvimento dos empreendedores dos municípios onde a empresa atua.
As jornadas Microempreendedor Individual (MEI), Empretec – programa de formação de empreendedores, Vender Mais/Gestão Competitiva e Gestão de Pessoas e Liderança foram iniciadas em agosto deste ano e visam a qualificação dos fornecedores.
Além dessas capacitações gratuitas, o programa conta com um Catálogo Eletrônico de Fornecedores Locais.
A 3ª edição foi lançada em setembro deste ano, com 537 empresas contempladas e dos mais variados ramos, como Elétrica, Mecânica, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Saúde, entre outros.
“Constatamos as mudanças que o programa promoveu nos negócios dos fornecedores que estiveram conosco ao longo desses três anos. Queremos atrair novos parceiros e avançar cada vez mais, compartilhando valor com os territórios que nos recebem”, destacou a coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo.
Foto: Samarco