Força-tarefa atua para liberar acessos para Ouro Preto e Belo Horizonte

Prefeitura de itabirito e empresas trabalham para liberar acessos interditados que isolaram cidades

As obras no desvio para Ouro Preto têm previsão de conclusão nesta quarta-feira (19), com o asfaltamento do trecho,
Publicidade _

A Prefeitura de Itabirito, em conjunto com várias empresas parceiras, tem atuado em dois trechos da BR-356 a fim de agilizar o acesso da população aos municípios da Região dos Inconfidentes e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Com aval do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, as equipes estão atuando, simultaneamente, nas proximidades da UPA e da Lagoa das Codornas, trechos de acesso a Ouro Preto e Belo Horizonte, respectivamente.

“Essas obras têm como objetivo facilitar o acesso de toda a população mineira à Região dos Inconfidentes. Vários itabiritenses trabalham em Belo Horizonte e Ouro Preto, bem como há moradores dessas cidades que têm seus empregos em Itabirito, inclusive servidores públicos. Com isso, garantimos também a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura a toda a população”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Acesso a Ouro Preto

Iniciadas no fim de semana, as obras no desvio para Ouro Preto têm previsão de conclusão nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, com o asfaltamento. O desvio será acessado na altura do km 57, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Itabirito, saindo na própria BR-356.
Acesso a Belo Horizonte

As intervenções nas proximidades da Lagoa das Codornas têm previsão de término na sexta-feira, dia 21 de janeiro, a depender das condições meteorológicas. Os trabalhos visam à retomada do acesso a Belo Horizonte e Região Metropolitana por meio da BR-356. Desde as enchentes, o tráfego está sendo temporariamente realizado por meio da ITA-140, rodovia municipal.


Projeto de auxílio


A Prefeitura de Itabirito apresentou oficialmente à Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, projeto de lei para garantir apoio a famílias, profissionais liberais e comerciantes afetados pelas enchentes no município. O projeto prevê a concessão de auxílio e benefícios fiscais, considerando o estado de calamidade pública recentemente decretado.

“Diante da situação em que se encontra nossa cidade, praticamente destruída pelas fortes chuvas e enchente, é dever do município amparar as famílias que perderam todos os seus pertences, tanto móveis quanto imóveis e, por isso, necessário que recebam subvenção do município para que possam ter, no momento, o mínimo de dignidade possível”, destacou o prefeito Orlando Caldeira na exposição de motivos.

Isenção e remissão

O pacote de medidas em prol dos atingidos inclui isenção e remissão de IPTU de 2022 a imóveis; isenção e remissão das taxas referentes ao alvará de 2022 a estabelecimentos; e isenção e remissão das taxas de água e esgoto – durante os meses de janeiro e fevereiro – à população diretamente afetada.

Auxílio financeiro

Também estão previstas a concessão de auxilio financeiro de R$ 20 mil aos empresários, comerciantes e profissionais liberais – exceto empresas que tiverem cobertura por seguro próprio – e de auxílio de R$ 10 mil às famílias e agricultores familiares que sofreram danos graves em razão das enchentes, considerando os critérios a serem definidos em norma regulamentar.

Publicidade